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Modacamp 2017 – mais uma edição de sucesso

4 de setembro de 2017

 

A IED sempre busca inspirar e atualizar sobre as descobertas, tendências e acontecimentos do mundo do design através da parceria com ícones, pensadores e REALIZADORES- o tema do evento da semana passada, que teve foco na parte empreendedora do Design de Moda.

O que é um realizador? Um empreendedor, um agenciador, ou um trabalhador? A resposta correta é a, b, e c. Além disso, uma pessoa que inspira a chamá-lo com esse título precisa ser arrojada, dinâmica e ativa, porque não adianta em nada só falar, precisa fazer acontecer. E são exatamente esse tipo de pessoas que o Instituto Europeu de Design- IED São Paulo convidou para participar do Modacamp 2017.

Os debates foram divididos em mesas de acordo com temas referentes ao que está acontecendo, o que está por acontecer e o que deveria acontecer. O rico conteúdo desse acontecimento anual, que esteve na sua sexta edição, daria para escrever um pequeno livro, mas como esta é uma revista, iremos apresentar somente os highlights.

A primeira mesa, “A moda saiu de moda?teve como convidados Andréa Bisker (Head Stylus Brasil) e Alexandra Farah (WeAr), Camila Rocha (Amaro) e mediação do coordenador do curso de Cool Hunting do IED Sao Paulo, Bruno Pompeu. O tema discutia a disrupção, reinvenção e o que vai ser da moda daqui pra frente.

“A ideia não é parecer que estamos vendendo coisas, é informar e formar as pessoas.”

-Camila Rocha

 

“Só a criatividade salva!”, com André Hidalgo (Casa de Criadores), Marcella Lima (Diwo), Leandro Benites (Ben), Carlo Castro (Dien).

“O que é necessário para criar uma multimarca no Brasil? – Dinheiro! (risos)

-André Hidalgo

 

“O que já deu e o que vai dar em conteúdo de moda”, com Luigi Torre (colaborador Elle), Caline Migliato (Dafiti) e mediação de Danilo Carpigiani, abordou as tendências de conteúdo de moda em três diferentes vertentes: comercial (foco em e-commerce), editorial (mudanças na relevância dos conteúdos) e analítica (métricas e mapeamento de interesses).

A cereja do bolo do primeiro dia do Modacamp foi o talk com Roney Meisler – CEO do Grupo Reserva, com o tema: “Fazer diferente: Rebeldes tem asas”

“Não era demência, era demanda.”

“Invistam nas pessoas.”

“Estamos vivendo numa cultura de reclamação em vez de transformação.”

Roney Meisler

 

O segundo dia do evento começou sob a curadoria da Casa dos Criadores, com Isaac Silva, Karin Feller, Mario Francisco e Weider Silveira e mediação de Mario Viana. Eles apresentaram novos modelos de negócios, do ponto de vista criativo ou mediante conceitos inovadores.

“Você tem que se posicionar no mercado, com um conceito, não somente vender estética.”

-Weider Silveira

 

Paulinho Pedó (Diretor Melissa/Grendene) e Silvia Furmanovich ofereceram “Mood Brazil”, sob a mediação de Renan Serrano, apresentando as ferramentas e estratégias de negócios utilizadas para conquistar novos mercados e se internacionalizar.

“Todo mundo já fez de tudo, mas você tem que dar um passo a mais, tem que surpreender as pessoas.”

-Silvia Furmanovich

 

Públicos bem definidos ou as “ultrasegmentaçoes” foram os assuntos abordados no “Moda com propósito: nichos e novos mercados”, com os speakers Luiz Wachelke (Alhma e IED Rio), Daniela Auler (Moda Inclusiva) e Gabriel Rajão (Textília) e Eloisa Artuso (Fashion Revolution) e a mediação de Márcia Melo.

“Questionamos não tanto as marcas e sim o que tem por trás, mas só questionar não é suficiente, o propósito tem que virar sexy.”

-Luiz Wachelke

 

A jornalista e editora de beleza da Elle, Carolina Vasone, participou da última mesa, junto com Juliana Lopes, para falar da diversidade da beleza no mercado nacional e os impactos gerados nos contextos atual e futuro, na mesa “Diversidade na beleza” .

“A Elle está acompanhando o tempo do espírito dela.”

-Carolina Vasone

 

Para fechar com chave de ouro um acontecimento tão especial, o Instituto Europeu de Design -IED Sao Paulo, apresentou uma surpresa ao Carlos Jereissati Filho, em comemoração aos 50 anos do Iguatemi, oferecendo-lhe o Prêmio Ícone da Moda – Empreendedor.

Confira as imagens aqui.


Irina Gatsalova
Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.

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