31 de agosto de 2016
Quatro nomes do design discutiram diferenciais e possibilidades do designer contemporâneo em espaço novo em São Cristóvão
Onde pensar inovação e empreendedorismo senão na Malha, o recém-inaugurado espaço de moda que promete revolucionar o mercado carioca? E quem melhor pra falar que coordenadores de cursos do IED, a única escola internacional de design do Rio de Janeiro? O IED Parla Especial Malha – Design e Empreededorismo, que aconteceu ontem, dia 30, reuniu um público de 80 pessoas e cinco grandes nomes da área: Herman Blesser, Daniel Pan, Marcelo Nascimento, Luiz Wachelke e Eduardo Pucu, mediador da conversa. Foram discutidas questões como diferenciais, criatividade e inovação.
“Design é projeto, é resultado. O diferencial não é ter capacidade criativa”, disse Daniel Pan, sócio do estúdio caos! design e comunicação e coordenador do curso Design Estratégico. A ideia é usar o design como essência de uma marca, uma ferramenta para potencializar os negócios. Marcelo Nascimento, sócio da agência Binky e coordenador do curso Branding, concordou: “Design é projetar, não desenhar”. E para quem quer se aventurar no mundo do empreendedorismo, deu uma dica: “Busque informação, não tem desculpa para você não saber”.
Para Herman, o importante é inovar. E isso ele sabe fazer bem: é um dos criadores da Malha, que reúne todas as pessoas envolvidas com a moda em um só lugar – dos consumidores aos fabricantes, passando por fornecedores, produtores e designers –, o galpão com escritórios de contêiner em São Cristóvão.
Luiz Wachelke, diretor criativo da marca Vish e coordenador do curso Design de Moda, também acha que é essencial inovar. “Tem que ter sensibilidade para entregar algo diferente”, disse. “É importante fazer as perguntas básicas, o que é moda, quais são os problemas que a moda apresenta hoje.”
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