29 de julho de 2015
Durante boa parte do primeiro semestre de 2015, os alunos de 2º e 3º semestre de Design de Produto foram estimulados a desenvolver projetos individuais de embalagem para uma linha fictícia de achocolatados. O processo comandado pelos professor Felipe Garcia e pelo orientador Leonardo Boulos, também contou com a parceria constante da Praxis, empresa especializada em protótipos físicos e digitais.
“A gente desenvolveu um projeto desde a pesquisa mercadológica de produto, da teórica à prática, até a parte visual e gráfica da marca e, por fim, o shape dos potes”, explicou Boulos. Os alunos do 2ª ano tiveram uma motivação extra: quem apresentasse o melhor projeto ganharia da Praxis a execução de um protótipo do seu produto – processo conhecido como mock-up.
A vencedora da contenda foi a aluna Camila Marcolino, em avaliação feita pelos professores e pelo projetista da Praxis, Anderson Souza, que participou de todo processo desde as fases iniciais. “A apresentação também foi determinante, tanto que a Camila se destacou muito nesse momento”, comentou Garcia.
Apesar de premiar apenas uma pessoa, o exercício foi bem executado de modo geral e valeu pela experiência. “As duas turmas entregaram coisas bem legais. São projetos estudantis e conceituais, mas de muito fácil inserção no mercado, o que é muito importante. A gente poderia idealizar projetos distantes do mercado, mas preferimos usar exemplos mais reais, mesmo que ainda não tenhamos colocados detalhes de custo de produção”, ressaltou Boulos.
Mock-up
Segundo Anderson Souza, aproximar uma empresa especializada como a Praxis do universo acadêmico é positiva por não impor tantas barreiras “que poderiam inviabilizar o projeto”. Mudanças de percurso e reavaliações também são mais fáceis de fazer. “Por exemplo, quando manuseamos o produto físico percebemos que a tampa precisava de alguns acertos”.
O projetista também revelou os processos que envolvem a criação de um protótipo como o que foi feito a partir do projeto da Camila Marcolino: “Primeiro, pegamos esboços com o conceito do produto. A partir disso, a gente faz um 3D, um estudo de volumetria e então elaboramos um mock-up físico ou digital. Os mock-ups físicos são feitos a partir da usinagem em máquina CNC a partir de um bloco, num processo semelhante à fabricação de um molde e que vai servir para a ferramentaria”.
Do ponto de vista do IED São Paulo, parcerias com empresas costumam levar a resultados positivos para os alunos. “Isso nos permite materializar uma ideia até a fase final, obtendo um protótipo e tendo a visão de quem trabalha com isso todos os dias”, destacou Christian Ulmann, supervisor técnico do curso.
A multidisciplinaridade do exercício também foi destacado por Felipe Garcia: “A criação de embalagens envolve uma combinação de Design de Produto e Design Gráfico, que nesse caso também é determinante na elaboração do rótulo”. Por isso, a colaboração de uma empresa com presença forte no mercado foi fundamental. “A Praxis é procurada pelas agências para desenvolver protótipos físicos ou digitais de produtos que elas pretendem colocar no mercado”, contou.
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