1 de dezembro de 2015
Desde junho, um grupo de alunos da graduação em Design de Produto do IED São Paulo quebra a cabeça em uma pesquisa encomendada pela Panasonic, tradicional empresa japonesa de líderes eletrônicos. Os resultados desse “mergulho” foram apresentados pelos próprios alunos em evento fechado na sede da faculdade, em Higienópolis, no dia 26 de novembro.
Foram meses de pesquisa etnográfica e muitos laboratórios de Design Thinking, realizados por alguns professores do IED, para buscar uma nova ótica sobre os perfis atuais dos consumidores de geladeiras e micro-ondas, suas vontades, usos e desusos.
Ao fim, a iniciativa foi comemorada por Sergei Epof, gerente de marketing da linha branca da Panasonic: “Os recortes de segmentação trazidos são muito interessantes, porque não restringem apenas por classes A, B, C ou D e nem por geolocalização. Notamos que houve um esforço para não pré-julgar e para fazer a lição de casa, no que diz respeito em ir a campo, entrevistar pessoas e compilar as informações”.
Da análise do material coletado em campo e das próprias experiências pessoais, os participantes definiram diferentes tipos de consumo traçando modelos de moradia e de rotina. Para eles, tudo isso diz muito sobre o modo como a alimentação é tratada em cada ambiente, o que impacta diretamente na forma de armazenar, preparar e consumir alimentos.
Caleidoscópio
“As imersões trazidas pelo Design Thinking, que exige muita observação, contribuíram muito para nossa formação como designers. Houve uma abertura para levantarmos nosso olhar, que no começo era muito cru, mas que nos levou a resultados inesperados”, enfatizou Marcela Albarelli, aluna do 2º semestre em Design de Produto.
O designer Marco Batista, professor e um dos coordenadores do projeto, destacou os benefícios trazidos tanto para os alunos quanto para a empresa. “Os alunos trouxeram insights interessantes, que saem do ‘senso comum’ e dos resultados quase sempre constantes das pesquisas de mercado tradicionais. Acho que o Design Center da Panasonic, no Japão, terá bons subsídios para desenvolver inovações compatíveis com o mercado”, disse.
Após apresentar os resultados da pesquisa, os alunos foram além e expuseram propostas de aparelhos que poderiam fazer sucesso a curto, médio e longo prazos. As propostas chamaram atenção do diretor do IED Brasil Victor Megido, que exaltou “o aprendizado que vem pela experimentação”. Veja mais fotos da apresentação.
“Para a empresa é uma experiência única e, para os alunos, ajuda a abrir a cabeça para tendências de consumo e convivência do futuro cosmopolita”, afirmou Megido.
Gostou de ver como o IED aborda o Design na prática? As inscrições para a graduação em 2016 ainda estão abertas aqui. Viva o Design no IED, e crie o futuro!
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882