12 de junho de 2017
Neste último sábado (06/06) aconteceu aqui no IED São Paulo o Festival GIF – primeira edição de um evento 100% focado em Design Gráfico e Digital.
Foram pouco mais de 5 horas de evento em que vários andares do IED estiveram ocupados com atividades: palestras, salas de experiências e exposições faziam com que os presentes mergulhassem fundo em vários pontos do universo do design gráfico.
A abertura ficou com Gustavo Piqueira, da Casa REX, comandando um bate-papo sobre “Como Design e Publicidade se encontram no futuro da Comunicação?”. Na sequência, a coordenadora de Design Gráfico e Digital, Eliane Weizmann, mediou um papo com as presenças de Samira Almeida e Fernando Tangi da Storymax, Fabiano Onça da Fabiano Onça Games, Eloar Guazzelli sobre Storytelling e novas narrativas – Histórias em movimento – games, livros interativos, animação.
No fim da tarde, Bruno Pompeu, professor da graduação de Design Gráfico e Digital, mediou a discussão sobre “Revolução Digital na Comunicação e no Design – Como pensar estratégias de comunicação a partir da revolução digital? O que muda nas profissões do designer e do comunicador?”. Participaram desse bate-papo Alexis Anastasiou da Visual Farm, Paulo Luis Santos do Flux Game Studio, Paulo Sanna da Chief Creative Officer na Wunderman e Thiago Goldfeder Krieck da Lemonade.
Enquanto o papo rolava solto no auditório, durante a tarde toda, nossos 2º e 3º andar do IED SP eram ocupados por salas de experiências das mais variadas. Em uma delas, nossos convidados eram convidados a voltar no tempo, conhecendo a técnica de “ambrótipo” – a técnica de impressão fotográfica em placa de vidro que era utilizada em 1851. Acima, nosso diretor geral, Victor Megido, o diretor acadêmico, José Carlos Carreira, com Alex Gimenes e Renan Nakano, do projeto “O Retratista” que comandava essa sala de fotografia analógica.
Também no nosso pátio, as interações rolavam livremente. Na foto, visitantes experienciavam a realidade virtual no stand da Skullfish Studios, com o jogo Lila’s Tale entre outros.
Para Eliane Weizmann, o evento foi hiper positivo:
“O que fica é uma alegria muito grande pois atingimos objetivos que não estavam nem previstos. O que me satisfaz muito é o fato de eu ter visto que as pessoas que participaram das mesas, do debate e os professores que participaram das salas de experiências saíram extremamente satisfeitos e encantados com a troca, com as pessoas que vieram e com o networking feito com os palestrantes. Ver também que todos os alunos e pessoas de fora que participaram saíram encantados e agradecidos. Queria também agradecer aos 13 alunos que nos ajudaram na monitoria e que vieram não apenas do design gráfico como de produto e de moda. No fim, o que me deixa muito feliz é ter feito tanta coisa simultânea, usando 4 andares, e todos estarem ocupados com pessoas hiper interessadas e ativas dentro das propostas.”
Não pode vir? Você pode conferir os talks do Festival, aqui:
Fique de olho aqui na Revista IED para saber dos próximos eventos! 🙂
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882