14 de março de 2016
Elisa Atheniense, Priscila Callegari e Paula Proushan conversaram com designers, estudantes e profissionais da moda. Encontro aconteceu no Instituto Europeo di Design – São Paulo no último dia 9, e foi prestigiado por personalidades como Carol Celico, Nicole Kopenhagen e Michelli Provensi.
Que as criações de Elisa Atheniense, Priscila Callegari (Ciao Mao) e Paula Proushan (Blue Bird Shoes) apresentam estilos completamente diferentes, não há a menor dúvida. Mas ninguém pode negar as características mais fortes que elas têm em comum: o design autoral, a pegada brasileira e a capacidade de conquistar clientes nos mercados mais exigentes do mundo.
Para falar de suas histórias de sucesso, inspirações e experiências com o mercado externo, as estilistas estiveram reunidas na sede do IED – Istituto Europeo di Design – São Paulo, dia 9 de março. O papo, assistido por uma eclética plateia formada por designers, estudantes e outros profissionais da moda, foi mediado por Meline Moumdjian, coordenadora do curso de extensão One Year Shoes & Bags – Design and Business da instituição.
O evento marcou o lançamento oficial do 21º Prêmio Francal Top de Estilismo, maior e mais tradicional plataforma de incentivo a novos talentos para a indústria calçadista. Nesse ano, os concorrentes terão que desenvolver seus produtos inspirados pelo tema “Culturas e Fronteiras – Explorando o seu repertório através de um novo olhar”. As inscrições são gratuitas exclusivamente pelo site www.francaltopdeestilismo.com.br.
Design autoral
Personalidade é um atributo que define bem as criações de cada uma das três estilistas. Eliza afirmou que prefere produtos atemporais e que não saem rapidamente de moda, e não abre mão das tramas, temas étnicos e trabalho manual. Priscila exalta sua preferência pela matéria-prima nacional e a responsabilidade social, enquanto a grife de Paula ficou conhecida em pouquíssimo tempo pelo luxo expresso em modelos flat que priorizam o conforto.
Elas comentaram o desafio que as pequenas grifes enfrentam para vender no exterior, mesmo com o câmbio favorável. No entanto, foram unânimes em confirmar a satisfação de ver um de seus produtos nas vitrines e pés dos consumidores das metrópoles mundiais. Assuntos como mídias sociais e moda masculina também entraram na pauta.
Do lado da plateia, personalidades que prestigiaram o encontro também contribuíram para a conversa. Entre elas, a empresária Carol Celico, a blogueira Nicole Kopenhagen e a modelo Michelli Provensi.
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