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Design e Inovação para Global Business

25 de maio de 2016

Especialistas do IED Brasil e IED Barcelona combinam esforços para fomentar inovação na indústria têxtil brasileira

O Istituto Europeo di Design desenvolveu para a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção uma missão internacional de formação com foco em inovação, com o apoio da Apex-Brasil –  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos por meio do Programa Texbrasil.

O projeto foi organizado em dois momentos, sendo um workshop realizado na sede do IED São Paulo, entre os dias 09 e 13 de maio, e uma vivência, entre 23 e 27, na sede do IED em Barcelona, que inclui conteúdos avançados sobre o papel da inovação na cadeia de valor da moda de forma geral, visitas a empresas, centros de inovação e pontos de venda, para visualização da experiência real de soluções inovadoras e casos de sucesso em atuação no mercado europeu.

“Temos orgulho em contribuir para o fomento do design como negócio e diferencial competitivo no Brasil”, considera Victor Megido, Diretor Geral do IED Brasil

“O IED, como instituição internacional, possibilita a seus parceiros conexões entre os mercados locais e globais, com uma rede de especialistas com reconhecida atuação a serviço dos projetos que temos desenvolvido com empresas, governos e entidades setoriais, como é o caso da Abit. Temos orgulho em contribuir para o fomento do design como negócio e diferencial competitivo no Brasil”, considera Victor Megido, Diretor Geral do IED Brasil e membro do board do Grupo IED, sediado em Milão.

Na primeira fase do projeto, gestores de inovação e CEOs de empresas participantes do grupo de inovação do programa Texbrasil da Abit participaram de palestras e workshops no IED São Paulo, conduzidos por Alessandro Manetti, diretor do IED Barcelona, Horge Pérez ,diretor do I+ED Lab, também sediado na capital da Catalunha, e Fabiano Pereira, diretor IED Cried, Centro de Pesquisa e Inovação em Design do IED Brasil. O projeto foi conduzido pelo IED/Cried visando a combinar o conhecimento da realidade brasileira às metodologias globais avançadas de inovação.

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“A missão faz parte do portfólio de projetos para qualificação e estímulo a competitividade disponibilizados pelo Programa Texbrasil e tem o objetivo de fornecer aos empresários brasileiros um conhecimento das principais tendências de inovação, design e negócios que estão acontecendo na Europa e influenciando a moda global, para que eles possam se preparar para competirem nesses mercados no médio prazo”, considera Karine Liotino, consultora de inovação e sustentabilidade no Programa Texbrasil da Abit.

No workshop, o grupo de empresas participantes do Texbrasil, desenvolveu, de forma prática, conteúdos de Design Management, focado na preparação de um mindset profissional capaz de desenvolver estratégias criativas para gerenciar as mudanças demandadas pela participação das organizações no mercado global diante dos novos desafios apresentados.

“A inteligência coletiva é mais poderosa que o pensamento individual. As empresas que pretendem inovar precisam mudar sua estrutura organizacional para fomentar times multidisciplinares e trabalhos de grupos”, destaca Manetti.

Isabel Fontoura da Apex Brasil participou das atividades. “Achei excelente! Foi um momento frutífero e fonte de aprendizado, com o bônus de conhecer mais de perto pessoas e empresas, com suas histórias, sonhos e trajetórias. Me dá uma sensação de enorme realização ver ações acertadas em seu objetivo de atender e desafiar esses negócios”, afirma a gestora.

A primeira etapa realizada em São Paulo permitiu compreender a gestão efetiva da inovação e do processo de geração do valor no ambiente corporativo, promovendo os avanços precisos na abordagem do tema do design nacional e de sua gestão estratégica, a partir de uma visão crítica e criativa dos desafios envolvidos.

“Os participantes foram estimulados a combinar criatividade, metodologias de gestão e visão empreendedora para o desenvolvimento de projetos de internacionalização de marcas e de seus produtos e serviços, tendo o design como catalisador dos processos de geração de valor”, ressalta Fabiano Pereira, Diretor do Cried.

Aproveitando a presença dos convidados internacionais e, em comemoração a seus 50 anos no mundo, o IED ofereceu também um ciclo de três workshops sobre ferramentas de design management para importantes lideranças de instituições e empresas brasileiras, nas sedes de São Paulo e Rio de Janeiro.


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