22 de setembro de 2016
Mario Rodrigues, coordenador do curso, acompanhou os alunos em aulas e visitas guiadas em Vicenza e Florença
.
Os alunos do curso de One Year em Jewelry Design deste ano estiveram na Itália junto com o coordenador Mario Rodrigues. Durante 10 dias de imersão na Toscana, a turma composta por joalheiros iniciantes pode conhecer a VICENZAORO, uma das maiores feiras do segmento de joias, além de assistir a aulas no IED Firenze.
Confira o Diário de Bordo com os destaques da viagem contados pelo próprio Mario.
Os alunos na VICENZAORO
.
VICENZA
Dia 1
Iniciamos nossa estadia na Itália em 2 de setembro. Visitamos o Museo del Gioiello que tem um acervo de joias enriquecedor e levamos cerca de duas horas para conhecer tudo. Uma funcionária do museu fez a visita guiada em inglês.
.
.
Dia 2
No sábado, fomos à VICENZAORO, a terceira feira mais importante do segmento no mundo, onde se encontra desde a alta joalheria italiana até a de combate chinesa e indiana. Com foco didático, ela é separada por perfis de joias, por pedras; são dezenas de fornecedores de diamantes, de acessórios e até de embalagens. É uma feira muito densa, que exige preparo físico.
.
“O peso do IED colaborou muito para entrarmos na VICENZAORO. O nosso objetivo de levar os estudantes de design lá é mostrar a representação dos principais players do mercado”, comenta Mario Rodrigues – coordenador de Jewelry Design
.
Dia 3
Continuamos explorando mais sobre a VICENZAORO e no fim do dia pegamos um trem para Florença.
.
FLORENÇA
Dia 4
Começamos a segunda-feira com uma aula no IED Firenze ministrada pelo Gabriele Goretti, coordenador de moda. O tema foi a inovação aos processos da cadeia de fornecimento na indústria da moda.
A tarde fizemos uma visita em conjunto com a turma de One Year em Shoes & Bags do IED-SP em uma fábrica de acessórios para grandes marcas.
.
.
Dia 5
Passamos todo o dia em aulas no IED Firenze. Os alunos aprenderam mais sobre o conceito Trends Forecasting na teoria e na prática através de um workshop.
.
Dia 6
Mais uma aula com o Gabriele no período da manhã. À tarde fomos no estúdio do Paolo Penko, designer, escultor e joalheiro fiorentino.
.
.
Dia 7
Visitamos o Museo e Scuola di Arte Sacra, no qual participamos de um workshop. A turma foi dividida em duas e foi dado a cada grupo atividades diferentes: um executou uma aliança e o outro fez o processo de cinzelamento, uma arte muito antiga e usada especialmente em peças sacras.
Dia 8
Visita a Manifattura Orafa Torrini, a fábrica de joias mais antiga do mundo fundada em 1.369. Estão em Florença desde 1.700, começaram na produção de armaduras e hoje já estão na 24 geração da mesma família.
À tarde fizemos uma visita ao ateliê do Alessandro Dari, que se autointitula como um alquimista. Além disso, ele é musicista e joalheiro. Infelizmente ele não estava lá, mas conhecemos todo seu acervo. As joias são atípicas e autorais, uma verdadeira biografia dele. É um artista à parte, que faz dispositivos e peças místicas vinculadas à vida dele há muitos anos.
Ateliê Alessandro Dari
.
Dia 9
Último dia da turma toda reunida. Encerramos com um jantar e entrega dos certificados.
Foi uma experiência incrível, os alunos aprenderam conceitos e vivenciaram a rotina de designers tradicionais no berço das joias italianas.
Se interessou? Venha fazer parte da próxima turma de One Year em Jewelry do IED-SP:
http://iedm.io/OY_jewelry
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882