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Entrevista com aluno: Paulo Tonin e o módulo internacional de Barcelona

14 de julho de 2017

Conversamos com Paulo Eduardo Hauqui Tonin, do curso em One Year em Retail Design & Visual Merchandising sobre a experiência vivida por ele com a família IED. Confira a entrevista:

 

Cerimônia de Encerramento do Módulo Internacional

 

IED – Conta um pouco da sua história com o Visual Merchandising? Como começou?
Paulo – Ainda recordo do meu primeiro contato com Visual Merchandising. Foi em minha primeira viagem para Nova York, no início da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Fiquei completamente encantado com as vitrines de grandes lojas como Bergdorf Goodman e Barneys. Desde então surgiu o interesse de mergulhar nessa área e trazer a sensibilidade do VM ao meu trabalho como arquiteto. Decidi ser arquiteto, pois sempre fui apaixonado pela marca que os edifícios deixam em nossa história, cidades. A arquitetura é o reflexo da memória, a impressão de um tempo. Sou fascinado.

IED – E quando soube que queria essa profissão?
Paulo – Desde que passei a me perguntar o que realmente queria fazer da minha vida.

 

 

Arquitetura e arte a céu aberto | Foto: Paulo Tonin

 

IED – Para você, qual a melhor coisa do mercado do design?
Paulo – Contato com diferentes pessoas e sonhos. Ter a oportunidade de materializar esses sonhos através de muita busca, muita referência. Somente com a mente cheia conseguimos nos manter criativos e criatividade é essencial em minha profissão.

IED – O conhecimento é?
Paulo – … libertador!

IED – Você participou do módulo internacional em Barcelona, conte um pouco dessa experiência.
Paulo – Barcelona é uma cidade fascinante! Esta foi a terceira e sem dúvidas melhor visita que fiz à cidade. Barcelona é democrática, uma cidade onde a arte e a cultura estão acessíveis a todos, a céu aberto. O curso faz com que você encare a viagem de outra forma, se propondo a uma rotina diferente, como se estivesse morando na cidade por um tempo. Isso te deixa muito mais confortável e aberto a experiências muito mais profundas que uma simples viagem a passeio.

 

Visual Merchandising nas grandes maisons – Prada, Passeig di Gràcia | Foto: Paulo Tonin

 

IED – E qual seu momento favorito da viagem?
Paulo – O Retail Tour com o Marc, da Brandcelona. Foi incrível poder observar técnicas de Branding e Visual Merchandising em diferentes aplicações e situações (alimentação, fotografia, moda…)

IED – Quão importante foi para você vivenciar sua profissão em outro país?
Paulo – Extremamente importante. Precisamos estar sempre conectados com diferentes culturas que nos possibilitem rever nosso modo de atuar no mercado de trabalho.

 

Conheça a proposta completa do curso de One Year em Retail Design & Visual Merchandising acessando: http://iedm.io/retail-design


Camilla Carvalho
É jornalista e especialista em redes sociais. Trabalha como produtora de conteúdo, é content hunter do IED São Paulo e fundadora do www.mademoiselleparis.com.br. Instagram: @mademoiselleparis

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