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A importância do Coolhunting, com Bruno Pompeu

28 de março de 2016

“O Coolhuting é uma ferramenta de pesquisa e análise de informações tão contemporânea quanto necessária.”

Empresas mais eficientes e assertivas buscam estar sempre atualizadas sobre os valores dos seus consumidores, as principais tendências culturais e os recursos já disponíveis ou que ainda precisam ser inventados. Por isso, o Coolhuting é uma ferramenta de pesquisa e análise de informações tão contemporânea quanto necessária.

Para entender melhor o potencial e a abrangência dessa metodologia, fizemos algumas perguntas para o publicitário e doutor em consumo, comunicação e semiótica Bruno Pompeu. 

Bruno_Pompeu_140x160IED São Paulo: Por que o coolhunting é importante para empresas e marcas?

Principalmente para que elas possam criar vínculos de sentido mais fortes e eficientes com seus consumidores, alcançando sucesso de vendas, conquista de reputação, ganhos em imagem etc. O coolhunting é uma ferramenta (um método de pesquisa) contemporânea, adequada ao contexto de hoje, que inclui o consumidor e sua dinâmica cotidiana nos processos de criação e gestão das empresas. Por exemplo, ao desenvolver uma nova coleção de roupa, ao criar um novo tipo de serviço, é importante que a empresa conheça os valores de seus consumidores, os valores vigentes no seu tempo, para que aquilo que esteja sendo desenvolvido “fale a língua” do seu consumidor e, inclusive, possa se antecipar a eles, oferecendo soluções ainda latentes.

IED São Paulo: As empresas e marcas brasileiras já estão aptas para adotar as metodologias do coolhunting? O que poderia ser modificado?

A rigor, qualquer empresa está apta a adotar as metodologias do coolhunting. Entretanto, o que ainda prevalece são os procedimentos de sempre, muitas vezes já ultrapassados. O coolhunting é perfeitamente integrável a outras técnicas de pesquisa, sempre trazendo frescor e profundidade ao conhecimento. O mais importante é a empresa perceber que, sem esse tipo de técnica, a distância entre ela e seu público só tende a aumentar.

 

“…é importante que a empresa conheça os valores de seus consumidores, os valores vigentes no seu tempo, para que aquilo que esteja sendo desenvolvido “fale a língua” do seu consumidor.”

 

IED São Paulo: O que costuma acontecer quando empresas e seus profissionais ignoram essas metodologias de busca por tendências?

Como dito acima, o risco maior é o distanciamento entre a empresa e o público consumidor. Na rotina dos escritórios nem sempre há espaço para contemplar toda a complexidade do ser humano, toda a profundidade do consumidor de hoje. O coolhunting vem para trazer todo esse universo para dentro da empresa, ajudando a entender as pessoas, suas motivações, seus valores, sua relação com os produtos e as marcas, para atender às suas necessidades – e até antecipá-las.

IED São Paulo: O que há de novidade ou de diferencial no curso de Coolhunting do IED São Paulo?

O curso de extensão em Coolhunting – Tendências, Consumo e Design do IED é considerado pioneiro em São Paulo, tendo sido um dos primeiros a existir. E, hoje, depois de algumas reformulações estruturais e de conteúdo, temos como grande diferencial a aproximação entre os universos do design e do marketing, tendo o consumo como grande eixo transversal. Diferente do que acontece em outras instituições, em que costuma prevalecer um ou outro ponto de vista mais específico (moda, marketing, criação, branding etc.), no IED o curso é centrado na figura do consumidor e na sua relevância no cenário contemporâneo. Dele derivam nossas abordagens teóricas e nossas áreas de interesse: o fenômeno do consumo na contemporaneidade; consumo como vínculo de sentido; marketing centrado no consumidor; design como fomentador do consumo etc.

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Se interessou pelo tema? O curso de extensão em Coolhunting – Tendências, Consumo e Design está com matrículas abertas. Saiba todos os detalhes aqui!


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