27 de julho de 2017
Com a rápida e constante evolução das profissões o design pode ser o caminho que irá te ajudar a trilhar novas possibilidades
Que o mundo está mudando na velocidade da luz, muitos já notaram. O fato é que as pesquisas apontam mudanças cada vez mais drásticas no mercado de trabalho e os que sobreviverão mais uma vez serão os adaptáveis, antenados e… criativos!
Alguns estudos já dimensionam que 7 milhões de seres humanos serão substituídos por máquinas nos próximos 5 anos, enquanto outros indicam uma troca de 30% do corpo de trabalho por robôs.
Enquanto o número de profissionais hiper especializados diminui com a ascensão das máquinas e da tecnologia, o mercado se abre para empreendedores, criativos e profissionais com aptidões humanas e sociais aguçadas.
Dados revelados pela Folha mostram que os estudantes brasileiros já estão de algum modo antenados com o que será esperado deles no mercado de trabalho. Segundo nota recente do FMI sobre educação, a geração nascida entre 1980 e 2000 – mesmo os que já estão empregados – enfrentará mudanças constantes e profundas em seu universo profissional.
E para profissionais de RH de vários cantos do mundo, a criatividade será a terceira característica mais importante para um candidato a uma vaga daqui 3 anos, seguida de perto de resolução de resolução de problemas complexos e inteligência emocional.
Logo, é importante voltar nosso pensamento para o agora e preparar nossas habilidades para esse cenário de instabilidade. Uma das soluções simples para se manter em movimento é voltar, sempre, os olhos para a educação.
O design, como área de atuação e também como um catalisador de diversos conhecimentos, pode agrupar profissionais de diversas áreas profissionais e ajudá-las a abrir a mente para novas possibilidades. Não obstante o Design Thinking caiu nas graças do público e anda cotado como um dos melhores cursos para ajudar essa galera a abrir um pouco a cabeça às possibilidades.
“Design Thinking é uma abordagem de pensamento direcionado para a resolução de problemas complexos utilizando o mindset do design. Justamente por ser uma abordagem, e não uma metodologia, podemos utilizar ferramentas de criatividade que são muito usadas no universo do design, em qualquer área. Isso faz com que pessoas com formações muito diferentes possam usar o Design Thinking na sua empresa, numa ONG, numa escola, num hospital, etc.”
Fabio Silveira, em entrevista à Revista IED
O jeito de lidar com o mundo está mudando. E o design vai não apenas te ajudar a desenhar seu futuro como também vai te fornecer toda uma nova gama de cores para ilustrá-lo. Venha para o universo do Design!
Venha conhecer o IED São Paulo, a faculdade das inteligências criativas! http://iedbrasil.com.br/sao_paulo/
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882