7 de abril de 2017
A semana de moda de São Paulo – São Paulo Fashion Week N43 – e a participação das marcas patrocinadoras do evento na Bienal.
* Por Katherine Sresnewsky
As marcas nessa edição pensaram em sustentabilidade, geração de conteúdo, apresentação de novos estilistas, relacionamento e claro, vendas. A loja Cartel 011 é esse exemplo, que no primeiro andar ocupa um setor para a apresentação de marcas e vendas de produtos.
Com foco em conteúdo, logo na entrada da Bienal um grande auditório foi criado no vão entre as escadas, espaço para palestras do Projeto Estufa, desenvolvido em parceria C&A e SPFW. O ciclo de palestras trata de assuntos como emergências criativas, novas narrativas e realidades e o futuro da moda. Além deste espaço no térreo, no primeiro andar, fica claro o objetivo da empresa na criação de conteúdo para o digital. Uma sala de estar onde foi construído sendo também um estúdio de gravação e foto. O público pode se inscrever para depoimentos sobre como a moda é usada para expressão pessoal.
As revistas estão sempre presentes na semana de moda, e além dos seus lounges VIPs, a Glamour estava presente no espaço aberto ao público. Com uma presença forte no digital, a proposta da revista nessa ação – caixa na foto abaixo – era o conteúdo espontâneo do público, que podia tirar suas fotos na caixa e compartilhar nas redes sociais.
Utilizar o SPFW como holofote para o lançamento de novos designers também foi a proposta do Instituto Focus Têxtil e o Ministério da Cultura no projeto Focus Design Visions Moda & Arte, com a participação do Walter Rodrigues e 10 novos talentos iniciaram sua trajetória na semana de moda paulista sob sua curadoria. O Sebrae e o In-Mod também se reuniram em um espaço para falar sobre o cenário da moda atual e apresentar 15 novas marcas de diversos estados do Brasil, que trazem propostas de moda hoje acessível a todo o país através do comércio eletrônico.
É evidente a busca eloquente pelo novo! A questão é: por quanto tempo dura a novidade? Após essa exposição e consequente repercussão, são todos designers que estão com seus negócios estruturados para atender a nova demanda e enfrentar as instabilidades do mercado? A gestão de marketing e comunicação mostra-se cada vez mais como primordial para o novo contexto da moda, devendo ser a orientação estratégica das empresas para o futuro.
O setor que cada vez mais se aproxima da Moda é o Automobilístico. As marcas de automóveis estão associadas às semanas de moda há alguns anos. O lounge da Mercendes-Benz apresenta três modelos de carros customizados por estilistas como a Giuliana Romanno, Lucas Magalhães e Vitorino Campos. Os possantes estão envelopados com as artes, mas não estão à venda, somente no modelo original, foram feitos exclusivamente para o SPFW N43.
Outro setor também navega no universo da moda é o de cosméticos e beleza. A Natura domina o SPFW como um grande salão de maquiagem, para a experimentação dos produtos e claro, muito make com profissionais no assunto! As marcas de moda podem explorar muito bem este segmento através de parcerias e outras associações de marca, desde que agreguem valor para ambos, empresa de moda e beleza.
Por último, a participação da Braskem, empresa líder na produção de polímeros, com um espaço repleto de rodelas de plástico coloridos com frases sobre moda e sustentabilidade, além de uma impressora 3D que simulava a criação de um colar em plástico. Essa ativação da empresa, abre a discussão sobre o descarte do plástico no meio-ambiente, processo que apesar dos avanços ainda não atende aos padrões internacionais.
Agora vamos aguardar a edição N44 e ver como as marcas estarão presentes e quais as mensagens que vão transmitir ao público. Importante reforçar que esses investimentos e ações devem ser previstos e planejados com certa antecedência para que todos os detalhes possam ser pensados e o retorno esperado realizado.
Esses aspectos de marketing que envolve a comunicação digital, branding, eventos, fashion PR, sustentabilidade e inovação, design e planejamento, business plan, vendas e planejamento para o mercado da moda, são tratados na pós-graduação de Fashion Marketing and Communication do IED-SP. Para mais informações acesse o site do IED: http://iedm.io/FAshionMkt-IEDSP
* Katherine Sresnewsky é coordenadora do curso de Pós-Graduação em Fashion Marketing and Communication, professora e consultora de marketing e varejo para o mercado da moda.
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