2 de junho de 2016
Milão, coração financeiro da Itália, também concentra fragmentos de toda a visão, produção e cultura do Design italianos. Foi para lá que a turma de Design de Mobiliário do IED São Paulo embarcou no início de maio deste ano, para realizar o módulo internacional do curso One Year.
Tendo como foco principal a produção moveleira e a transição do artesanato histórico para o contemporâneo, o programa avançou para outras áreas do Design e também para cidades fora de Milão, como a histórica e industrializada Brianza, localizado aos pés dos Alpes.
Foi lá que Gabriela Gaillard, aluna de Design de Mobiliário, encontrou alguns dos cenários e conceitos mais inspiradores. “Adorei visitar a fábrica da Riva 1920 e o Museu Molteni”, relembra Gabriela. “Também foi incrível o Contraprogetto (fábrica de reciclagem criativa localizada em Milão) e a Triennali di Milano, principalmente o pavilhão dedicado às mulheres designers!”
Alexandre Salles, coordenador do curso e da expedição, comemorou a chance de promover uma imersão sobre alguns fatores que ajudaram a moldar toda uma cultura de design. “Visitamos alfaiatarias, artesãos, indústrias, museus e lojas, e observamos o quanto valores como tradição e até mesmo o bom humor foram significativos para a definição do design italiano”, afirma.
Para Gilmar Fidel, aluno que também participou do módulo internacional, a experiência mostrou como o design pode transformar uma cultura inteira. “Os italianos mostram muita perfeição no que fazem e são fiéis à essência do design italiano. Me chamou atenção também o quanto eles estão à frente em questões como sustentabilidade na escolha de materiais”, opina Gilmar.No roteiro dos sete dias na Itália, além de passeios a lugares históricos dentro e fora de Milão, também houve uma imersão completa no universo do mobiliário italiano: objetos de banheiro escritório, mobiliário externo, interior design e sistema de mobiliário. Foram vários destaques, para os mais diferentes gostos.
A participação dos professores do IED Milão também ajudou a enriquecer a experiência. “Graças a eles, sei mais o que é trend no design de mobiliário, vi novas formas de comercializar mobiliário e conheci novos materiais, como a madeira de Kauri petrificada e a pedra vulcânica”, exalta Gabriela, que também elegeu suas lojas de design preferidas em Milão: Boffi SpA Italia, Valcucine, Cassina, B&B, Poltrona Frau e Appartamento Lago.
De acordo com Alexandre Salles, o maior destaque foi a visita ao laboratório de criação Contrapogetto, onde a construção participativa e materiais reciclados ganham formas de móveis feitos sob medida, ferragens e mobiliários para espaços públicos. “O primeiro projeto do grupo, foi um playground para uma aldeia remota no Kosovo”, ressalta Salles.
Diante de uma visão mais global sobre as próprias carreiras, os alunos também refletiram sobre apostas e inspirações. Enquanto Gilmar teve “mais certeza ainda de que o foco é sustentabilidade”, Gabriela procurou soluções aos desafios do design de mobiliário no Brasil: “tendo custos imensos e uma logística precária e cara, mas com uma riqueza de materiais inigualável”.
“Para o estudante do curso de mobiliário, trata-se de entender a importância do conhecimento multidisciplinar como diferencial de criação, desenvolvimento e resultado de produto, verificados no design italiano”, encerra Alexandre Salles.
***
Curtiu a visão internacional do IED para Design de Mobiliário? Saiba mais sobre o curso aqui!
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882