6 de julho de 2016
*Turma do curso One Year em Retail Design & Visual Merchandising (VM).
IED – Istituto Europeo di Design. Foto @cintialie
Barcelona, capital da Catalunha, na Espanha, maior metrópole da Europa e um dos centros de produção cultural e artística mais importantes do mundo, um berço de inovação bem de frente para a tradição milenar do Mediterrâneo. Foi para lá que a turma de One Year em Retail Design e Visual Merchandising do IED São Paulo embarcou em Maio de 2016, para realizar o módulo internacional do curso.
A coordenadora Cintia Lie, com experiência em marcas como a Le Lis Blanc, recorda que foram cinco dias bastante intenso de atividades, combinando conceitos e muita prática.
Na viagem, Alessandra de Grada, aluna do curso e sócia-fundadora do Ambiente Lab, encontrou inspirações e descobriu os porquês da cultura espanhola. “Para mim, essa experiência foi única por vários aspectos: turismo, conhecimento e investimento profissional”, conta.
O roteiro começou pelo IED Barcelona. Para contextualizar, a professora Anne Mitchi abriu com fundamentos da história local e organizou a primeira expedição para as áreas de comércio no entorno. A partir da sede do IED, no charmoso bairro Vila de Gràcia, os participantes puderam percorrer a pé o trajeto e desfrutar a possibilidade de caminhar pela terra de Gaudí e Miró para apreciar seu projeto urbanístico de referência e visitar espaços, cases de sucesso na área de VM e Retail Design.
A experiência em Barcelona focou em soluções criativas e inovadoras, fugindo da padronização e do óbvio encontrado nas grandes redes, que podem ser facilmente vistas em qualquer grande cidade. Dois aspectos chamaram bastante a atenção dos alunos: a quantidade de estabelecimentos comerciais pequenos que dão importância para a ambientação e a existência de diversos espaços coletivos (para qualquer segmento).
Um dos destaques foi um Fábrica Mortiz, uma antiga fabrica de cervejas, fundada em 1956. Carmelo Zapulla, do Estudio External Reference, concebeu o projeto desse estabelecimento. “É muito incrível. Eles tinham um local desgastado pelo tempo e souberam valorizar isso, mantendo as paredes no estado original. Adaptaram também um antigo laboratório, onde toda a disposição de decoração e os temas e produtos mudam de tempos em tempos. O Mortiz é uma mistura única de restaurante, bar, local de eventos, loja e padaria”, destaca Cintia.
Os alunos ficaram impressionados também com o sistema de iluminação criado no subsolo do estabelecimento, com o auxílio de espelhos – o que evita aquela sensação de estar num lugar fechado e escuro.
Alessandra chama a atenção para a contribuição do curso e do módulo internacional para sua carreira. “Tudo o que você olha e pesquisa fica registrado e, em algum momento da sua vida profissional, você vai usar. Como eu estou na fase pré-operacional da minha empresa, muitas coisas estão ainda em desenvolvimento. Mas uma questão ficou mais clara por causa do módulo internacional (e também por causa do curso no geral): entender o processo de trabalho e criação de uma agência de Retail Design e Visual Merchandising. Percebi que temos muito a desenvolver no Brasil. São oportunidades”, revela.
Foram muitas vivências. Dentre elas, os alunos participaram de uma oficina de Lego Serious Play e puderam trazer insights para suas carreiras e negócios. “Não poderia deixar de lembrar, dentre os vários momentos inesquecíveis que tivemos, de uma visita a uma Loja de Máscaras, de 1838, na qual o artesão mantém sua oficina ao fundo. Foi mágico”, complementa Cintia.
Para Alessandra, os profissionais que ministraram aulas, workshops e coordenaram as visitas foram muito competentes, assim como os lugares visitados, escolhidos a dedo, com o apoio do staff do IED Espanha e que foram bastante pertinentes aos temas, sempre detalhando o processo criativo e de execução de cada projeto. “Também tivemos a experiência de nos sentirmos residentes, usando a bicicleta como meio de transporte por um dia. Por fim, foi uma viagem que ficará guardada para sempre num lugar muito especial.”
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