IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Multiculturalidade traduzida em design durante a 8ª edição da DW! no IED

3 de setembro de 2019


Design Multicultural foi o tema escolhido pelo diretor do IED Brasil Fabio Palma para a oitava edição da DW! no IED São Paulo, que, de 19 a 24 de agosto, reuniu mais de 30 atrações em sua sede em Higienópolis e em outros cinco pontos da cidade, incluindo a programação da 4ª Food Design Week.

Com curadoria de Ricardo Peruchi, a programação instigou os visitantes a pensar, fazer e celebrar o design em suas diversas vertentes, traduzidas em exposições, bate-papos, workshops, e experiências que exaltam o design como lugar de encontro e troca, encerrando a edição desse ano com a primeira “festa delivery”, que uniu IED e Leica Gallery na Festa Design Door to Door.

Conheça as principais atrações que ocuparam o IED São Paulo:


IED LAB MOB | YVY
Um dos destaques da DW! no IED foi o IED LAB MOB YVY, um laboratório inovador que une design de mobiliário, economia circular e empreendedorismo para gerar novas oportunidades no desenvolvimento de mobiliário, usando como matéria prima a madeira reciclada das cruzetas dos postes da rede elétrica do estado de São Paulo.

Realizado pelo Centro de Pesquisa e Inovação do IED (CRIED), em parceria com a YVY Reciclagem e apoio da Enel Distribuição São Paulo, o projeto que continua em execução tem como objetivos desenvolver uma coleção de mobiliário a partir de matérias do “pós-consumo”, propor um novo modelo de negócios colaborativo para a produção e comercialização dos produtos, e incorporar conceitos de economia circular em todo esse processo.

45 designers participantes do projeto expuseram mais de 70 peças na exposição Mobiliário residencial de madeira de cruzetas, inspirando o uso criativo e racional da matéria-prima e explorando novos potenciais em objetos de design, como bancos, mesas, luminárias e cobogós, que permanecem no pátio do Instituto até 14 de setembro, com entrada gratuita, das 8h às 22h.

Saiba mais sobre o projeto!


FOOD DESIGN WEEK
Como parte da 4ª Food Design Week, profissionais do IED migraram para Eataly, InovaBra Habitat e High Design, onde, ao lado de food designers, designers, e empreendedores do setor, promoveram experiências e discussões sobre temas como as novas relações com o alimento, Smart Food Services, dimensões sociais do alimento, tendências e experiências em Food Design e Food Service Experience.

O auditório do IED também integrou a programação, com quatro bate-papos que abordaram transformações através do alimento, desperdício, possibilidades de ação, revolução bio-based, sustentabilidade, e serviços, ampliando o campo de visão sobre a comida, propondo novas formas de pensá-la, e apresentando casos de sucesso, como o Fru.to, plataforma de engajamento e mobilização sobre a alimentação, seus problemas, desafios e soluções para o futuro; o Banco de Alimentos, ONG que recolhe e distribui alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão perfeitos para consumo, e Cinco Beer, primeira cerveja PANC (plantas alimentícias não convencionais) do mundo!

Aprofunde-se no tema na extensão em Food Design: Food Service Experience!


FUTURO: AFETO-LIXO-SOM
Em um mundo onde assistentes de voz estão cada vez mais presentes e integrantes como produtos das grandes empresas de tecnologia, onde a manipulação de imagens cede lugar para a manipulação — e até mesmo a geração — de vídeos e vozes, onde o lixo aterrissa na esfera digital, e o afeto tenta recuperar seu lugar no toque, novos dilemas, novas éticas e novos direitos farão parte de um futuro próximo.

“E se a gente conectasse o futuro do afeto-lixo-som?”.

Sobre essa indagação, o professor de Design Fiction e Design Experimental Anderson Penha, da pós-graduação em Design Estratégico e Inovação, a artista Lina Lopes, o designer de experiências Bruno Macedo, e o voice designer Jorge Cury Neto conduziram um bate-papo sobre o futuro da voz e seu caminho na sociedade ao lado das tecnologias.

A conversa foi finalizada com a apresentação dos trabalhos dos alunos da pós-graduação do IED, que desenvolveram pesquisas e experiências sobre o tema e disponibilizaram podcasts de histórias e possibilidades imaginadas no site Vozes do Futuro.

Saiba mais sobre Design Estratégico e Inovação.


DESIGN DE ESPAÇOS
No Ciclo Design de Espaços, nomes de peso compuseram três noites de design, a começar pela conversa sobre Home Design: entre a estética e a responsabilidade social com Taissa Buescu, diretora de redação da Casa Vogue, e Graziela Nivoloni, coordenadora da extensão em Home Design do IED em parceria com a Casa Vogue.

Sob o tema Design Afetivo e Identidade, Ricardo Peruchi conduziu a conversa com a diretora-superintendente da CASACOR Lívia Pedreira e com os arquitetos Nildo José e Vitor Penha, tangenciando onde o afeto e a singularidade se encontram e como se projetam em design e arquitetura.

Com a estreia do filme Projeto Sertões — Expedição Pernambuco, dirigido por Salvador Cordaro, realizado por Zizi Carderari e apresentado em primeira mão por ela, Cris Rosenbaum e Virginia Bohrer, o público foi levado a uma viagem pelos sertões — o interior nordestino e o das pessoas —, observando os registros daquele tempo e espaço, das técnicas e trabalhos, dos artistas e artesãos.


LOUNGE SANTA FILOMENA
A DW! no IED ocupou pátio, auditório, recepção, corredores e salas, e alguns dos ambientes se transformaram em lounges assinados, como o Lounge Muma, por Matheus Ximenes Pinto e Vitor Costa, Lounge Novo Mobiliário Brasileiro, por Natasha Schlobach, Lounge Casa Portoro, por Crisz Moura e, em especial, o Lounge Santa Filomena, idealizado e produzido por Arlete Freitas, designer de interiores formada pelo IED, onde trabalha há 10 anos e é hoje responsável pelo visual merchandising.

Com mobiliário da Santa Filomena, que utiliza em suas peças madeira reciclada de caixas, pallets, estacas, e outros materiais de descarte, Arlete combinou objetos seus — como a estrutura de ferro para plantas como decoração na parede —, de conhecidos, e outros que já circulavam pelo IED para compor seu ambiente.


DESIGN DE JOIAS
Para os artistas e designers interessados em joias, o laboratório de joias do IED recebeu a designer paraguaia Fiorella Galli, que compartilhou sua técnica em filigrana, considerada única no mundo, no workshop Filigrana: desenho e processo ao lado do coordenador e professor da Academia de Joalheria André Caperutto, que também fez a curadoria da galeria de entrada do IED na Semana do Design, reunindo suas joias autorais e trabalhos de professores do Instituto na mostra Design Líquido.


ALMA BRASILEIRA
Ao lado das obras do IED LAB MOB | YVY, compartilhou o pátio do IED a exposição Alma Brasileira, com curadoria de Cris Rosenbaum e peças da Feira na Rosenbaum, reunindo quatro conjuntos expositivos que materializaram a alma brasileira.

Os bancos indígenas do Xingu esculpidos pelos nativos Mehinako, da coleção particular de uma das pesquisadoras mais respeitadas da arte tribal brasileira Christine de Mendonça, em contato com os índios desde seus seis anos:

A instalação das icônicas cadeiras girafa de Lina Bo Bardi e das cabeças de Mestre Nicola do Pernambuco nessa edição do Projeto Sertões — Expedição Pernambuco, idealizado por Zizi Carderari com a missão de percorrer regiões do Brasil e fomentar o uso decorativo do artesanato e arte populares do país:

A exposição Sem palavras, de Virginia Bohrer, com corações em cerâmica queimada em alta temperatura e fitas de algodão bordadas que nos lembra da impermanência dos universos que nos cercam:

E a exposição de mobiliário brasileiro da Marco500, que apresenta uma seleção de design nacional contemporâneo e comercializa há 25 anos peças de mobiliário e objetos em série, produzidos em diversos materiais, desde a cerâmica da Serra da Capivara até elementos de estética urbana, representando os muitos cantos do Brasil.


DESIGN LÍQUIDO
Trazendo o trabalho de professores do IED, e da designer convidada Fiorella Galli, à galeria de entrada do Instituto, a exposição Design Líquido, com curadoria de André Caperutto, apoiou-se sobre o pensamento de Zygmunt Bauman em Vida Líquida para explorar as mudanças e adaptações às quais natureza, materiais, formas e conceitos são submetidos para se manter novos e em transformação.

“Para que a busca de realização possa continuar e novas promessas possam mostrar-se atraentes e sedutoras, as promessas já feitas precisam ser quebradas, e as esperanças de realizá-las, frustradas”.


Esses foram alguns dos destaques da DW! no IED, que encerrou com mais uma edição da Festa Design Door to Door: de um lado, o Instituto; do outro, a Leica Gallery, recebendo os amantes do design em um evento exclusivo em parceria com James Delivery, Club&Casa Design, Feira na Rosenbaum, Stella Artois, Pasta Parola e Yvy Reciclagem.

CONFIRA AS FOTOS DA FESTA AQUI, E AS DA DW! AQUI ; )

Fotos: Sarah Ferreira e Henrique Thoms
Vídeo: Vivi Spaco

Programação completa da DW! 2019 no IED


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.