IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Apanhar ar

19 de abril de 2018

Alunos do Master Profissional em Design de Espaços desenvolvem projeto de espaço inflável no lounge do IED 

 

O Master Profissional em Design de Espaços – Metodologia MA.DE.IN acaba de firmar uma parceria com o artista Sergi Abursà, da Penique Productions. Orientados por Sergi, os alunos vão construir uma instalação inflável efêmera no lounge do térreo da escola, que irá servir como habitat para a banca da turma.

Veja a galaria de fotos aqui.

Após a banca, o inflável permanecerá aberto à visitação do público, como um espaço de recreação e exibição dos projetos dos alunos. Segundo Ayara Mendo, coordenadora do curso, a ideia do projeto é experimentar novas formas de habitar o espaço.

“Na metodologia MA.DE.IN, entendemos que é o material que dá forma ao espaço. A proposta da instalação é de se perguntar como podemos habitar espaços infláveis, que sejam desenhados pelo material ar” – explica a coordenadora.  

A ideia de fazer uma das bancas do curso dentro do inflável surgiu da necessidade de sair da sala de aula, criando um espaço não hierarquizado para a construção e compartilhamento de conhecimento entre os alunos. No terceiro módulo do curso – Habitar o Espaço – os alunos devem realizar um projeto de habitação, que reflita sobre as novas formas do habitar contemporâneo.

Alunos experimentando o material do inflável

“Queremos sair da caixa de concreto da sala de aula, e pensar as bancas do curso como algo performativo, cenográfico, que aconteça em espaços públicos, dinâmicos e de circulação de pessoas. Entre a arquitetura e a arte, queremos construir e habitar espaços menos hegemônicos e disciplinares, com outras materialidades” – afirma Ayara.  

Ao longo da semana, os alunos estiveram envolvidos nas primeiras etapas do projeto, que contará com o apoio técnico da Penique Productions, coletivo do qual Sergi Abursà é fundador. Além da montagem do inflável – que promete ocupar todo o vão do lounge do térreo, os alunos cuidarão ainda da ocupação do espaço interno da instalação efêmera, concebendo o mobiliário expositivo e pensando a circulação dos visitantes.

Instalação inflável da Penique Productions, na piscina do Parque Lage

Artista multidisciplinar, o catalão Sergi Abursà é mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela UERJ, e bacharel em Belas Artes pela Universitat de Barcelona e na Nottingham Trent University. Fundador do coletivo artístico Penique productions, desde 2007 Sergi desenvolve instalações em diversos espaços do Brasil e do mundo.

Aprenda a projetar espaços com autonomia criativa através da metodologia MA.DE.IN!

 


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.