IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Biblioteca Nacional recebe projeto da cenógrafa Suzane Queiroz

15 de fevereiro de 2018

500 anos de Lutero tem a direção de arte da arquiteta e cenógrafa, especialista em Design do Entretenimento

A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro recebe desde o dia 20 de dezembro a exposição Lutero – 500 anos da Reforma. Em 2017, se comemoram os 500 anos que o teólogo Martinho Lutero escreveu as “95 teses” originando a reforma protestante e o rompimento com a igreja católica. A exposição conta com manuscritos raros e materiais inéditos para o público. Toda a disposição de documentos alia-se a uma cenografia imersiva projetada pela professora Suzane Queiroz, coordenadora do curso Master Profissional em Design do Entretenimento do IED Rio, em parceria com a designer Chris Lima assessora de conteúdo de Design do curso.

No terceiro andar da biblioteca, o espectador é recepcionado por uma sequência de bandeiras que remetem à tipografia da época e arcos ogivais ilustrados com uma linha do tempo representando a Alemanha do nascimento de Lutero ao ápice da reforma: os corredores da Biblioteca Nacional [são] transformados em um túnel do tempo que convida o visitante para uma experiência imersiva de viagem ao passado.” informa a professora Suzane Queiroz, diretora de arte da exposição. “A partir de um minucioso garimpo do vasto e raro acervo da Biblioteca Nacional, o público tem a oportunidade de entrar no túnel composto por uma sequência de bandeiras e arcos ogivais que o conduzirão atrás no tempo, há 500 anos, no contexto da Alemanha à época da invenção da prensa por Gutenberg. Esse será o ponto de partida para o desenvolvimento da História da vida de Lutero, desde o seu nascimento até a sua morte aos 65 anos, através de seu percurso tanto acadêmico como religioso.

A intenção é aprofundar o impacto das “95 teses” em forma documental e visualmente, através de xilogravuras, ilustrações de mapas e uma vista panorâmica das cidades que fizeram parte da onda protestante.

A exposição fica aberta para a visitação até março/2018
Expografia: Suzane Queiroz
Direção de Arte: Suzane Queiroz e Chris Lima
Design: Chris Lima
Fotos: Chris Lima e Suzane Queiroz

Sobre o curso Master Profissional em Design do Entretenimento  

Suzane Queiroz é arquiteta e atua como cenógrafa há mais de 23 anos e coordena o novo curso de Design do Entretenimento com a proposta de interconectar as diferentes áreas de conhecimento que podem atuar num mercado que carece de profissionais com larga formação.

O curso é pautado pela multidisciplinaridade e pela realização de projetos reais, com uma abordagem holística para sensibilizar a criatividade e autonomia do aluno, ampliando assim sua capacitação como profissional multidisciplinar no mercado.

Para mais informações, acesse a página do curso no site do IED Rio: Master Profissional em Design do Entretenimento.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.