IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Ciclo de Conferências “O Design na Floresta dos Símbolos” – Design Vagante, por Massimo Canevacci

17 de outubro de 2016

O quarto encontro do ciclo de palestras traz Massimo Canevacci, dia 19 de outubro, na sede do Istituto Europeo di Design em São Paulo.

.

“O senhor… mire veja: o mais importante e bonito do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Isso que me alegra, montão. (…) A pois: um dia, num curtume, a faquinha minha que eu tinha caiu dentro dum tanque, só caldo de casca de curtir, barbatimão, angico, lá sei. – ‘Amanhã eu tiro…’ – falei, comigo. Porque era de noite, luz nenhuma eu não disputava. Ah, então, saiba: no outro dia, cedo, a faca, o ferro dela, estava sido roído, quase por metade, por aquela aguinha escura, toda quieta. Deixei, para mais ver. Estala, espoleta! Sabe o que foi? Pois nessa mesma tarde aí: da faquinha só se achava o cabo… O cabo, por não ser de frio metal, mas de chifre de galheiro. Aí está: Deus… Bem, o senhor ouviu, o que ouviu sabe, o que sabe me entende”. 

(trecho de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa)

 .

A audácia do paralelo desenvolvido por Guimarães Rosa, o cantor brasileiro do sertão – terra dura, áspera, ensolarada da qual ele extrai desenhos linguísticos, timbres sônicos, visões impalpáveis – não é apenas literária: é design vagante. 

.

Conheça os seis conceitos vagantes de Massimo Canevacci: sincretismos culturais; sujeito ubíquo; metrópole comunicacional; polifonias digitais; design expandido, metafetichismos; design fisionômico.

.

.

AGENDA
O Design na Floresta dos Símbolos – IV: Design Vagante, por Massimo Canevacci
Quando: 19 de outubro
Horário: às 19h30 (abertura às 19h)
Onde: IED São Paulo – Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Evento é gratuito e aberto ao público.
Inscrições: http://iedm.io/floresta-simbolos
Serviço de valet no local.
.

Sobre Massimo Canevacci 

Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Cultura Digital na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma “La Sapienza”. Como professor visitante, tem sido convidado por diversas universidades europeias, além de ter atuado em Tóquio (Japão) e Nankin (China).

Desde 2010, é professor visitante no Brasil: Florianópolis (UFSC), Rio de Janeiro (UERJ) e São Paulo (ECA-USP). Atualmente, também é membro-convidado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, um dos centros de pesquisas mais notáveis da América Latina. No ano 1995, recebeu pela Presidência da República brasileira a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

É autor de várias obras de referência, incluindo “A cidade polifônica. Ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana” (Studio Nobel, 1993), “Fetichismos visuais – corpos erópticos e metrópole comunicacional” (Ateliê Editorial, 2015), “A linha de pó. A cultura Bororo entre tradição, mutação e auto-representação” (Annablume, 2012) e “Sincretismos – uma exploração das hibridações culturais” (Studio Nobel, 1996).


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.