15 de agosto de 2017
Na última semana o IED São Paulo virou HUB do DW! Design Weekend 2017 como já contamos aqui na Revista IED e em todas as nossas outras redes sociais. Quer conferir os melhores momentos desses 5 dias de imersão no delicioso mundo do design? Então essa matéria é pra você!
Foram mais de 50 atrações entre mesas, workshops, exposições e festa, celebrando a cultura do design. Logo ao chegar no prédio do IED São Paulo o visitante podia se deparar com a exposição ‘Desconstruindo a Jóia’, exposição que marca os 20 anos de carreira do designer André Caperutto, coordenador do Laboratório de Joias do IED, com criações suas e de seus alunos. Seguindo para o pátio, a instalação ‘Light-Storm’, do designer e aluno IED Roberto Marques, surpreendia e encantava a todos. Sem dúvidas, um dos cantinhos mais fotografados da edição!
Para o professor Lucius Vilar o DW é uma forma deliciosa de começar o semestre:
“Começamos o semestre com o DW, é uma forma deliciosa de começar o semestre, é uma forma de boas-vindas mesmo aos novos alunos. A gente vem com um cronograma muito forte em cima de todos os cursos que a gente tem e todos os cursos aqui tem uma bagagem cultural-informativa muito grande, com um grupo de docentes muito forte, com um grupo de coordenadores super conectados e muito qualificados para o mercado. Então a gente traz um pouco do que a gente acredita pra dentro da programação do DW, convidando pessoas expoentes do mercado para vir também trazer essa visão do mercado para esses alunos. E para eles que estão iniciando é um sonho, é uma inspiração, é o momento de eles verem o quanto do mercado eles podem conquistar. Eles estão sedentos de tantas coisas e caem dentro de uma semana como o Design Weekend onde estão acontecendo tantas coisas não só no IED como na cidade, eles começam a ver o quanto o mercado está bem e o quanto estamos interessados em fortalecer esse mercado e o tanto de coisas que a gente pode fazer. Então a gente dá uma gama muito grande para eles, é como dar doce para criança. O contato que eu tive com a turma dentro da programação foi muito bom, trabalhamos com construção de moodboard e todas as suas vertentes – tanto para mercado editorial quanto para projetos de coleção, quanto para uma pesquisa de tendência -, e acredito que foi um resultado muito positivo e como esses alunos recém-chegados que conheci no DW vão ser meus alunos esse semestre também acredito que usarão muito do que eu falei dentro de sala de aula.”
Lucius Vilar – Professor Graduação em Design de Moda
A programação também contou com bate-papos importantes que pensavam além da esfera central do design – como branding para design e design thinking para jornalistas e publicitários. Para Caio Esteves, coordenador do curso de pós-graduação em Branding Experience, essa participação ajuda a trazer mais camadas de significado e estimula cada vez mais a reflexão:
“A importância do Branding em um evento tão importante quanto o DW é justamente trazer para praticantes, pensadores, pesquisadores e estudantes de design mais camadas de significado, mais argumentos para que eles possam refletir melhor a sua própria prática, seu próprio estudo no design. Entender como essas marcas se comportam, como que essas marcas se posicionam, como é a audiência do usuário desses produtos, para fazer e ter uma prática e reflexão mais alinhada, mais eficiente e no fim das contas mais assertiva – que faça mais sentido e com mais argumentos para isso.”
Caio Esteves – Coordenador da Pós-Graduação em Branding Experience
Outra barreira importante a ser transposta por essa edição foi a de levar um pouco do pensamento do design para profissões carentes dele, como publicidade e jornalismo. Conversamos com Fabio Silveira, coordenador da extensão em Design Thinking do IED São Paulo, após seu workshop de Design Thinking para Jornalistas para entender a relevância dessa integração na programação:
“Eu acho que a minha participação no DW foi importante, o tema eu achei que foi ótimo, super cabível. Cabível para uma área totalmente carente de preocupação com o design que é a área do jornalista – uma área de se preocupar com o conteúdo -, e o que surgiu aqui (no DW) também, a reinvenção da carreira, reinvenção do papel do jornalista. Eu estou feliz de ter tido a oportunidade de levar reflexões importantes e pelo visto profundas para esses profissionais do quanto o design pode impactar na área deles ou quanto eles podem ser profissionais integradores. Essa é uma palavra que eu acho importante pois o design é integrador, então a partir do momento que nós temos ali um grupo de profissionais do jornalismo que percebe que a visão do design é uma visão que está se tornando cada vez mais abrangente, global, a gente contribui. A partir do momento que você traz essa reflexão para esses profissionais já é uma contribuição fantástica. E isso estar dentro do DW eu acho legal porque muito está direcionado para a área do design (produto, móvel) que tem a ver com a tradição desse evento. Mas trazer um olhar para um público tão fundamental quanto os de conteúdo, os jornalistas, que é essencialmente criativo tá na mesma esfera que o design – apesar de acreditar que todo mundo é criativo – trazer para esses criativos uma nova forma de pensar, uma nova forma de ver as coisas, novas abordagens. Foi legal!”
Fabio Silveira – Coordenador do curso de Extensão em Design Thinking
Complementando o Food Design Week e o lançamento do novo curso de Food Design do IED, convidamos ícones da indústria alimentícia, tais como Renato Caleffi, chef executivo e sócio do Le Manjue Organique, para falar sobre o desenvolvimento de produtos e serviços com alto valor agregado. Outra convidada especial, a empreendedora e chef Carla Pernambuco trouxe novidades em sua nova pesquisa sobre Food Design, enquanto Davide Larise, sous chef do Jóia, apresentou a sua filosofia de vida aplicada ao seu trabalho.
“Precisamos redesenhar as nossas equipes de trabalho para elas serem multimídia, para incrementar a eficiência dos empreendimentos. A indústria alimentar precisa ser uma reinvenção constante.”
Carla Pernambuco, chef e Sócia proprietária dos restaurantes Carlota e Las Chicas
Para Davide Larise, sous chef do Jóia, primeiro restaurante vegetariano estrelado pelo Guia Michelin na Europa:
“A gastronomia do futuro é a redescoberta da gastronomia do passado… Os hábitos estão mudando seguindo um passo lento, porém firme, mas o importante é semear conceitos fortes e saudáveis e, em breve, as sementes vão crescer e se tornar plantas fortes”.
Davide Larise, sous chef do Jóia, primeiro restaurante vegetariano estrelado pelo Guia Michelin na Europa
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