IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

COMUNICADO IED — CORONAVÍRUS

17 de março de 2020

Editado em 5 de março de 2021


5 de março de 2021

Comunidade IED,

Como anunciado nos veículos de imprensa, o Estado de São Paulo regrediu para a fase vermelha, impossibilitando as atividades presenciais em instituições de Ensino Superior.

Desta forma, além da suspensão das aulas presenciais, os serviços oferecidos na Secretaria Acadêmica funcionarão apenas remotamente, não havendo suporte presencial durante esta fase.

Os serviços estão disponíveis no site, portal do aluno e também pelo e-mail [email protected].

Ao longo da semana, reavaliaremos as decisões das autoridades e comunicaremos as próximas orientações para nossa comunidade.

Para demais necessidades, seguimos à disposição no [email protected].

Atenciosamente,

Natalia Preto
Gerente Administrativa Acadêmica


26 de fevereiro de 2021

À nossa Comunidade IED,

Novamente, as autoridades governamentais do Estado de São Paulo, no dia de hoje, 26 de fevereiro de 2021, atualizaram a classificação da cidade de São Paulo, regredindo a condição para a fase Laranja, que impede de recebermos nossos alunos para aulas presenciais.

O cronograma das atividades presenciais, considerando as particularidades de aulas em laboratório de cada curso, será alterado e informado o mais breve possível.

As demais aulas seguirão normalmente no formato remoto on-line ao vivo.

Estamos atentos às informações das autoridades competentes, e manteremos nossa comunidade atualizada.

Gianfranco Pisaneschi
Diretor Geral IED Brasil


28 de agosto de 2020

O Governo do Estado de São Paulo publicou recentemente o cronograma de retorno às atividades presenciais das instituições de ensino, e informamos que nossa data prevista para a retomada gradual é o dia 1º de setembro de 2020, seguindo criteriosamente as informações que constam no Decreto Nº 65.140, de 19 de agosto de 2020 (1.), que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia de COVID-19 e dá providências correlatas.

Desde o início da pandemia, estivemos empenhados em tomar todas as medidas necessárias para que pudéssemos manter a rotina das aulas e preservar a saúde de alunos, professores, colaboradores e prestadores de serviço da melhor maneira possível. 

Agora, com a retomada, compartilhamos um pouco de nosso planejamento e asseguramos que estamos tomando todas as providências necessárias pensando na segurança de todos.

Dentre as ações realizadas estão:

  • Plano de retomada gradual, cumprindo o faseamento de 35%, 70% e 100%.
  • Medição de temperatura na entrada principal e no acesso pelo estacionamento.
  • Tapete sanitizante na entrada principal e no acesso pelo estacionamento.
  • Totens de álcool gel 70% acionáveis por pedal espalhados pelo campus.
  • Controle de pessoas em espaços fechados.
  • Readequação de salas de aula, espaços comuns, laboratórios e oficinas para manter o distanciamento adequado de 1,5 m e com a ventilação necessária.
  • Criação de turnos separados nos laboratórios e nas oficinas para atender toda a demanda de hora/aula.
  • Limpeza reforçada e alta frequência de higienização de áreas, mobiliários e objetos de contato.
  • Sinalização no campus resguardando distâncias, e orientações de cuidados pessoais para evitar contaminação.
  • Uso de face shield pela equipe de recepção.
  • Distribuição de máscaras e copos para cada aluno.
  • Realização de testes em professores e colaboradores no início da retomada presencial.

Neste primeiro momento, serão priorizados os alunos que necessitam utilizar os laboratórios e as oficinas. As demais atividades seguirão no formato remoto, via internet, em aulas com interação ao vivo. Em breve, será disponibilizado o cronograma de todas as aulas, observando as diretrizes e recomendações das autoridades. Recomendamos também que, ao término de cada atividade, o aluno não permaneça no campus, em razão do limite de pessoas estabelecido.

Respeitando nossa postura de acolhimento, gostaríamos de conhecer a opinião de todos para essa retomada. Envie-nos um e-mail ([email protected]) contando suas expectativas e percepções sobre o retorno presencial.

Estamos ansiosos em revê-los.

Gianfranco Pisaneschi
Diretor Geral do IED Brasil

1. http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v6/index.asp?c=29466&e=20200819&p=1


24 de junho de 2020

Em coletiva de imprensa realizada hoje pelo Governo do Estado de São Paulo, foi anunciada a data de 8 de setembro de 2020 para o início da retomada gradual das atividades educacionais presenciais.

O IED Brasil anunciará em breve a escala de retorno, que iniciará a partir do dia 08/09 em conformidade com a decisão e com os protocolos dos órgãos de saúde.

Direção Geral do IED Brasil


1º de junho de 2020

O IED Brasil informa que, conforme decisão do Governo do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, as sedes do IED São Paulo e IED Rio permanecerão com suas atividades presenciais suspensas até o dia 15 de junho.

Em conformidade com as instruções dos órgãos de saúde e do governo, o IED seguirá respeitando essa nova data atento às próximas instruções para preservar a saúde e a segurança de toda a comunidade, estimando nosso breve retorno tão logo a situação normalizar.

Direção Geral do IED Brasil


22 de maio de 2020

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou hoje projeto de lei que antecipa o feriado do dia 9 de julho para 25 de maio com o intuito de aumentar o isolamento social no Estado.

Na próxima segunda-feira, as aulas online do IED São Paulo estão assim suspensas e, caso o Governo adote novas medidas que impliquem alterações em nossas atividades, emitiremos novo comunicado em nossos canais oficiais.

O IED reforça para que fiquem em casa se puderem e, se necessário sair, tenham cuidado e evitem contato.

Direção Geral do IED Brasil


19 de maio de 2020

A prefeitura da cidade de São Paulo aprovou hoje o decreto que antecipa os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra para quarta e quinta-feira dessa semana como medida para aumentar o isolamento social na capital.

Em conformidade com a decisão, as aulas do IED São Paulo estão suspensas nos dias 20 e 21 de maio, retomando as atividades online na sexta-feira, dia 22.

As aulas de pós-graduação e One Year não sofrem alterações, acontecendo normalmente nos dias 23 e 24 de maio.

A decisão de prolongar o feriado para o dia 25 de maio ainda está sendo discutida pelo Governo Estadual e, caso ela seja aprovada, informaremos em novo comunicado ainda essa semana.

Direção Geral do IED Brasil


11 de maio de 2020

O IED Brasil informa que, conforme decisão do Governo do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, as sedes do IED São Paulo e IED Rio permanecerão com suas atividades presenciais suspensas até o dia 31 de maio.

Em conformidade com as instruções dos órgãos de saúde e do governo, o IED seguirá respeitando essa nova data atento às próximas instruções para preservar a saúde e a segurança de toda a comunidade, estimando nosso breve retorno tão logo a situação normalizar.

Direção Geral do IED Brasil


27 de abril de 2020

Acompanhando a pandemia em São Paulo e no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo estendeu a quarentena até o dia 10 de maio.

O IED, em conformidade com as instruções dos órgãos de saúde e do governo, seguirá respeitando essa nova data mantendo suspensas suas atividades presenciais, atento às próximas instruções para preservar a saúde e a segurança de toda a comunidade.

Esperamos nos ver presencialmente em breve.

Direção Geral do IED Brasil


25 de março de 2020

Conforme decreto anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo no último dia 21 e consoante com as recomendações do Ministério da Educação, as atividades presenciais no IED permanecem suspensas temporariamente até dia 30 de abril.

Amparados pelas diretrizes do MEC, reiteramos o compromisso com nossos alunos e nossos esforços em nos adequar à situação de crise da melhor forma possível. Diante disso, seguimos trabalhando para migrar as aulas presenciais para um ambiente 100% online junto de nossos coordenadores, professores e colaboradores, com o objetivo em comum de proporcionar a melhor formação para nossos alunos e o bem-estar da Comunidade IED como um todo.

A situação é delicada e o impacto humano, social e econômico desencadeado e potencializado pelo COVID-19 já mostra seus reflexos a nível mundial e estamos atuando na manutenção de nossas atividades com consciência e respeito a todos os envolvidos para atravessarmos juntos esse momento.

Permanecemos à disposição pelo e-mail [email protected].

Para mais informações sobre o COVID-19, acesse: portaldenoticias.saude.sp.gov.br.

Direção Geral do IED Brasil


17 de março de 2020

Diante da repercussão do COVID-19 no Brasil, o IED estende a suspensão temporária de suas atividades presenciais até dia 29 de março e informa que fará um novo comunicado no dia 27 para atualizar a comunidade da decisão. A situação é dinâmica e, caso novas medidas sejam necessárias, o IED não hesitará em tomá-las.

Até hoje, 17 de março, não houve a confirmação de novos casos positivos entre a Comunidade IED. A Direção Geral segue monitorando a situação e informa que já contatou os alunos da turma a qual uma pessoa testou positivo para o vírus.

A suspensão das aulas presenciais e dos eventos, o regime de trabalho em home office, e o monitoramento da comunidade são medidas que reforçam nosso cuidado com as pessoas que compõem nosso convívio social dentro e fora do IED.

As aulas presenciais foram temporariamente transferidas para o ambiente online, com um planejamento ativo da coordenação e do corpo docente para garantir a continuidade dos cursos da melhor forma possível dentro das atuais condições.

O IED reforça a importância de seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde e o pedido para que casos suspeitos ou confirmados entre a comunidade sejam imediatamente reportados à Direção pelo e-mail [email protected].

Para mais informações sobre o COVID-19, acesse: plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus.

Direção Geral do IED Brasil


16 de março de 2020

A ação proativa do IED em dispensar a presença de alunos e professores das aulas, mantendo os cursos online, e disponibilizando canais para que alunos, professores e colaboradores relatem imediatamente à direção suspeitas de contaminação pelo coronavírus (COVID-19) já surtiu efeitos.

Informamos que um dos alunos do IED São Paulo nos avisou ter sido diagnosticado com o COVID-19, já estando devidamente monitorado pelos órgãos oficiais de saúde.

Reiteramos a importância de se usar o e-mail [email protected] para o relato de qualquer suspeita ou confirmação do COVID-19.

Seguimos atentos às atualizações sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da pandemia, e nos mantemos atuantes para garantir o bem-estar da comunidade.

Novas informações serão imediatamente reportadas à Comunidade IED, e alertamos para a importância de todos seguirem as recomendações dos órgãos de saúde. Dessa forma, estancaremos a subida vertiginosa dos casos, que é o comportamento do COVID-19 em todos os países afetados.

Para mais informações sobre o COVID-19, acesse: portaldenoticias.saude.sp.gov.br.

Direção Geral do IED Brasil


13 de março de 2020

Em respeito e cuidado à comunidade IED, de alunos, professores e colaboradores, o Istituto Europeo di Design – IED decidiu suspender suas aulas presenciais até 22 de março em decorrência do coronavírus (COVID-19).

A partir do dia 16 de março, as atividades acadêmicas serão redirecionadas para canais que mais se adequem às necessidades de nossos alunos e informadas em um comunicado à parte. Os eventos previstos para esse período serão adiados e reagendados até que as condições não gerem riscos para a comunidade – nossa maior prioridade.

A Direção do IED Brasil está acompanhando em tempo integral notícias e informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação para entender nossos próximos passos.

Funcionaremos em regime de plantão exclusivamente administrativo com equipes reduzidas e, caso seja necessário adotar novas medidas ou estender o período de suspensão, emitiremos novo comunicado.

Sigam as recomendações de prevenção e, se houver dúvidas ou casos suspeitos entre alunos, professores e colaboradores, relatem à direção pelo e-mail [email protected] para que tomem as devidas providências.

Direção Geral do IED Brasil


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.