IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Novembro Maker: encontros e oficinas criativas no IED SP

1 de novembro de 2016

·

Cultura Maker ocupa o IED SP durante todo o mês de novembro

·

Do it yourself ou é um conceito e também uma forma de encarar a vida. O IED São Paulo incentiva e difunde esta ideia de diversas formas, com o objetivo de que todas as pessoas possam criar, projetar, construir, consertar, modificar e fabricar os mais variados tipos de produto com o máximo de autonomia e qualidade possíveis.

Durante todo o mês de novembro o IED São Paulo promove labs maker, oficinas criativas e conceituais para desenvolvimento de projetos. A participação é gratuita e aberta ao público. Com atividades voltadas à fabricação digital, os participantes poderão compreender e participar da criação de roupas, realidade virtual, e veículos aéreos de controle remoto (drones).

Os labs maker são um novo espaço no qual as pessoas podem se reunir para realizar projetos de forma colaborativa. Também é uma maneira eficiente de explorar conhecimentos interdisciplinares e práticos, especialmente relacionados ao Design, Design Gráfico e Digital e Design de Moda.

A programação acontece às terças, quartas e quintas do mês de novembro.

As atividades são sujeitas a lotação máxima.

Vagas limitadas em: http://iedm.io/NovMaker

·

Confira a programação:

·

lab maker design

Dias 8, 22, 29 de novembro e 6 de dezembro (terças-feiras)

Tema: Construção de Drones

Coordenação: Carlos Candido e Guilherme Kominami – MiranteLab

Local: IED São Paulo

Horário: 15h às 18h

Carga horária: 12h

*Capacidade máxima: 16 pessoas, divididas em 4 grupos

·

O lab maker design se propõe desenvolver com os participantes todo o processo de construção, teste e pilotagem de um drone.  Serão desenvolvidos os conceitos básicos de aerodinâmica, eletrônica, tipos de drones e suas aplicações, a legislação brasileira sobre o uso do espaço aéreo, modelagem e impressão 3D, na fabricação de pequenos drones que serão modelados, personalizados, e voarão.

·

drone

·

Carlos Candido é doutorando em Engenharia da Computação. Fundou o Mirante Lab, laboratório de tecnologia e arte que, entre outros diversos projetos e frentes de atuação, mantém um grupo de pesquisa em drones. Já realizou projetos como o uso de drones no combate ao mosquito da Dengue na cidade de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Saúde.

Guilherme Kominami também é formado em Computação e, paralelamente, estudou Artes. Em 2015, fundou o Mirante Lab para colocar em prática seus sonhos. É pesquisador em toy design e bonecos articulados, elaborados de diversas formas e materiais, desde recicláveis à impressão 3D.

O Mirante Lab está organizando a primeira corrida de drones de São Paulo e, com isso, pretende seguir seu compromisso de desmistificar e democratizar a tecnologia.

·

lab maker design gráfico e digital

Dias 09, 16, 23 e 30 de novembro (quartas-feiras)

Tema: Realidade Aumentada e Geolocalização

Coordenação: Giovanna Casimiro

Local: IED São Paulo

Horário: 15h às 18h

Carga horária: 12h

*Capacidade máxima: 18 pessoas

 

Esta oficina propõe uma imersão inicial sobre aplicativos, serviços e projeto de Realidade Aumentada, trabalhando o princípio de experimentação com RA, utilizando softwares/plataformas online para repensar os espaços, a cidade e as camadas de informação. A partir de experimentos artísticos e do campo do design, os participantes vão exercer a capacidade de editar, construir e curar imagens reaplicando-as através de tags e geolocalização em diferentes espaços e contextos.

Giovanna Casimiro é pesquisadora, gestora e docente e compõe grupos de pesquisa e estudo sobre museus interativos, patrimônio e memória, smartcities e imersão. É professora no curso de bacharelado em Design Digital no Centro Universitário SENAC, e atua como curadora e assessora de projetos em design de interação e culturais que envolvam tecnologia digital.

 

lab maker design de moda

Dias 10, 17, 24 de novembro e 1º de dezembro (quintas-feiras)

Tema: A Moda do Futuro, Design e Tecnologias Vestíveis

Coordenação: Célia Fernandes

Local: IED São Paulo

Horário: 15h às 18h

Carga horária: 12h

*Capacidade máxima: 20 pessoas

 

Neste lab discutiremos a influência dos wearables no contexto atual e nos processos de criação de arte, moda e design. Desenvolveremos um projeto experimental com conteúdo teórico e prático implementando micro controladores e sensores, tecnologia eletrônica digital, nas técnicas convencionais que dão suporte ao processo de criação.

Célia Ferandes é mestre em Design, área de concentração em Design, Moda e Tecnologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente em cursos de graduação e pós-graduação em Design de Moda nas faculdades de São Paulo. Consultora para projetos de economia criativa. Tem participação e trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais.

 

O IED é a única faculdade 100% design do Brasil. Se você sonha em ser designer, a sua chance está no VESTIBULAR 2017, dia 25/11.

 


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.