IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

De olho nos novos designers: conheça os projetos que integraram o Apriti 2019

14 de janeiro de 2020


Pelo 15º ano consecutivo, o Istituto Europeo di Design abriu suas portas e convidou o público a mais uma edição do Apriti, evento anual que reúne os melhores trabalhos finais realizados pelos formandos dos cursos de graduação em Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produto e Serviço, além de premiar os três melhores alunos por desempenho acadêmico.

O evento que fechou o ano de 2019 no IED, mediado pela modelo e DJ Marina Dias, foi marcado pelo olhar expandido do design em exposições, desfiles e performances de projetos que abordaram temáticas como conectividade, empatia, sustentabilidade, ruptura e identidade, apresentando novos profissionais em sintonia com a realidade complexa, diversa e consciente do agora.

Nas palavras das coordenadoras Eliane Weizmann (Design Gráfico e Digital), Coral Michelin (Design de Produto e Serviço) e Kátia Lamarca (Design de Moda) e do coordenador criativo Dudu Bertholini (Design de Moda), “no APRITI deste ano, o Design Gráfico e Digital se expressa na diversidade de projetos que apresentam um ser humano em busca de sua identidade, seu bem-estar e sua cultura brasileira. O Design de Moda segue fiel à ousadia criativa e à qualidade que marca as coleções e editoriais de suas alunas e alunos. E o Design de Produto e Serviço traz para a exposição um olhar sistêmico, preocupado com o bem coletivo e com a alteridade”.

Confira os projetos apresentados e os melhores momentos da noite e fique de olho nos novos designers.

DESIGN DE MODA

WABI SABI, por Tatiane Iizuka @wa___sabi 1º LUGAR NO APRITI!
Coleção feita com tingimento natural a partir de materiais descartados da indústria alimentícia, folhas de ouro e aplicações em lã traduzindo conceitos da cultura japonesa que encontram beleza nas imperfeições e na impermanência da vida.

ENTROPIA, por Vitor Kenzo Shibata @shibatavitor
Coleção sustentável que propõe a elaboração de superfícies feitas do colágeno da gelatina como biopolímero e do aproveitamento de cascas de melões para obter um “couro vegetal”.

 

YBYTU-KATU, por Maria Augusta Ranoya @mariaranoya
Coleção de joias que resgata origens, união e adaptação, desconstrução e reconstrução de tradições, uma ode à conexão de antes, ao que origina, ao que vem de cima.

ELEUTHERIA, por Giovanna Vitorino @vitorino.brand
Coleção que busca a ressignificação do corpo, trazendo a representatividade de corpos de mulheres, dos croquis à construção da linguagem gráfica, tornando-as mais do que inspiração, mas protagonistas e sujeitos da criação.

TOZAI, por Thais Sakuma @tozai__

ESSENCE, por Nathalia Ern @ernofficial_
Coleção produzida a partir de resíduos têxteis e inspirada nas memórias de infância da fazenda em que foi criada a designer Nathalia Ern.

ALAYA, por Emilie Verbraeck @emilie_mvb
Roupas pintadas e tingidas à mão com pigmentos naturais à base de plantas, flores, raízes e sementes.

CONGÁ, por Nikolly Gonçalves @nihgoncalves

A TRILOGIA DE EROS, por Fernando Vilela @vilelafernando
Projeto de Imagem de Moda que une Teatro e Moda na construção imagética do espetáculo “A Trilogia de Eros”, que ocupará os palcos em 2020 e friccionará com a realidade sobre o amor.

MATA ATLÂNTICA: UM TESOURO EM PERIGO, por Giovanna Boarati @gioboarati
Figurinos de Carnaval feitos sem a utilização de penas naturais, chamando atenção à necessidade de encontrar alternativas sustentáveis na moda em uma coleção apresentada em desfile com escola de samba.

DESIGN DE PRODUTO E SERVIÇO

REINOS DO ARCO ÍRIS, por Rafaela Maria Cossielo @cossielo 2º LUGAR NO APRITI!
Reinos do Arco Íris é um jogo de tabuleiro que busca desenvolver habilidades socioemocionais, como colaboração, empatia e experimentação, em crianças de 8 a 12 anos de forma lúdica e divertida.

PARAHERO, por Bruno Cezar Amorim @brunocezaramorim
Protótipo de prótese para a atleta paraolímpica Fernanda Yara da Silva, desenvolvido com o objetivo de trabalhar a inclusão de pessoas com amputação dos membros superiores e universalizar a prática esportiva.

CAREON: CUIDANDO DE QUEM CUIDA, por Letícia Martins Bastos @lembastos
Aplicativo destinado a familiares que se tornaram cuidadores de idosos, capacitando esse público a realizar tarefas do cuidado e amenizar o estresse causado pela falta de preparo, com organizador de tarefas, contato com psicólogos e tutoriais de cuidados básicos.

COSMIC, por Gabrielle Schkolnik @belleschkolnik
Espaço colaborativo onde é possível entrar em contato com o universo da cosmetologia natural, do universo alternativo, do orgânico e da beleza.

MIXINN, por Vicky Finkelstein Rawet @vickyrawet
Consultoria e plataforma digital que surge da influência dos millennials no turismo e na hotelaria, analisando como esses mercados têm sido diretamente impactados pelas expectativas e necessidades dessa geração de viajantes.

OFICINA DUMPSTER, por Alexandre Colasuonno @oficinadumpster
Mobiliário ecológico e decoração sustentáveis sobre conceitos de revitalização, economia circular, upcycling e recriação.

DAYU — ACOMPANHAMENTO DA SAÚDE CORPO-MENTE SEGUNDO O AYURVEDA, por Carolina Pescarolli @carolpescarolli
Aplicativo que busca informar, orientar e entregar soluções personalizadas para resgatar a importância e o cuidado da saúde de modo integrado (corpo-mente) através do alimento.

SEMIBREVE, por Juan Fernando Goussain
Plataforma digital que oferece um novo método de aprendizagem musical on-line com foco no violão, buscando facilitar o acesso à teoria e exaltar os benefícios da prática a partir de uma abordagem de Design Thinking e Experiência do Usuário.

UMORI — UM PLUGIN A SERVIÇO DO BEM-ESTAR DO PROFISSIONAL DE ATENDIMENTO, por Luciana Capuani Masini @lucianacapuani
Plugin inteligente que detecta sinais de estresse no texto escrito para monitorar e adequar a rotina dos atendentes, que absorvem toda a carga emocional da profissão de atendimento, auxiliando no desenvolvimento de sua inteligência emocional e capacidade de se distanciar do trabalho de forma saudável.

DESIGN GRÁFICO E DIGITAL

INKED VENUS, por Gabriela D’Água @gabrieladagua 3º LUGAR NO APRITI!
A história das mulheres e a tatuagem toma corpo na exposição INKED VENUS, mostrando o corpo feminino adornado com símbolos que individualizam e constroem identidade.

SONU EMI: A JORNADA DE AKIN, por Tiago Debiasi
Game indie de ação e aventura ambientado no Brasil Colonial cujo objetivo é a valorização do folclore e das culturas brasileiras por meio do Design de Personagens e Ambientes, Level Design e elementos de RPG.

CICLA, por Maria Luísa Lasaro @malulasaro
Aplicativo destinado a mulheres que gostariam de ter a bicicleta como meio de transporte, mas têm o medo como impeditivo, unindo Design Thinking e Experiência do Usuário em uma solução que promove rotas eficientes e personalizadas, a interação entre usuárias e a segurança da mulher.

EMPATICON, por Thabata Gotti @thabs_art
Aplicativo gamificado a partir do Design Thinking e Experiência do Usuário com atividades lúdicas para fortalecer as relações familiares com foco na empatia e conexão entre pais e filhos.

SOLITUDE | UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE ESTAR SOZINHO, por Michele Miberbo @michelemin
Curta documental que trata da solidão nos dias atuais e da solitude, sensibilizando o público sobre o assunto e trazendo a reflexão de como o cultivo da relação consigo próprio é uma maneira de transformar a solidão em solitude.

ANIMATON, por Hugo Vitorelo Iizuka @hgviiz
Plataforma de animação para animação que promove o financiamento e a divulgação de animações independentes de animadores individuais.

MOTIVAÇÃO CLUB, por Sabrina Dias
Aplicativo que promove o bem-estar de pessoas a partir de pequenas mudanças de hábitos compartilhadas entre usuários em uma plataforma com profissionais qualificados para auxiliar em todo o processo e trazer confiança para o usuário.

ÓRBITA, por Fernanda Bezerril @frames.por.ai
Marca de cafés especiais movida pelo desejo de que todos aprendam a degustar e valorizar um café especial.

BETEAVON — BOM APETITE, por Giulia Politi @giupoliti
Livro de receitas judaicas com explicação das principais festas do calendário judaico e receitas que possuem conexão com elas.

Acesse o álbum completo!

Fotos: Henrique Thoms


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.