IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

1º Desafio IED & Rede Asta: Upcycling Têxtil – Design e Tecnologia

9 de novembro de 2016

A Rede Asta e o IED Rio estão lançando o DESAFIO IED & REDE ASTA: UPCYCLING TÊXTIL que tem por objetivo fomentar ideias criativas para reaproveitar resíduos têxteis gerando renda para comunidades brasileiras. Os resíduos têxteis representam 5% do lixo nos aterros sanitários do mundo, um gigantesco problema ambiental principalmente no Brasil onde não há cultura, incentivo e indústrias recicladoras suficientes. O Desafio vai premiar ideias em duas áreas:

– NOVOS PRODUTOS: feitos a partir de resíduos têxteis principalmente uniformes usados;

– NOVAS TECNOLOGIAS, formas caseiras, engenhosas e baratas que transformem os resíduos (todas os tipos de fibras) em matéria prima para produção de outras produtos.

ORGANIZADORES

A Rede Asta é um negócio social que há 11 anos atua com geração de renda e empoderamento feminino de artesãs brasileiras, levando treinamentos em design e gestão, acesso a mercado e ganho de visibilidade para mais de 1000 artesãs em 10 estados. Já gerou mais de R$ 3 milhões em renda para 60 grupos produtivos artesanais, sempre tendo o upcycling como método produtivo.

O IED – Istituto Europeo di Design é uma escola internacional com sedes na Itália, na Espanha e no Brasil, com enfoque em design e em gestão e disciplinas criativas. Os cursos do IED Rio são voltados à especialização e atualização profissional, oferecendo a oportunidade de conhecer as possibilidades do mercado e fortalecer o network.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar alunos de qualquer instituição de ensino superior ou profissionais de design, moda, engenharia, química ou biologia, apaixonados por sustentabilidade que queiram deixar sua marca no mercado de sustentabilidade brasileiro.

POR QUE PARTICIPAR?

Além de participar de um desafio criativo promovido pela Rede Asta e pelo IED, os vencedores estarão apoiando grupos de artesãos a gerar renda e conhecimento com os trabalhos selecionados, deixando sua marca na construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente saudável.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser feitas gratuitamente no site da Rede Asta em www.redeasta.com.br de 07/11/2016 até 02/12/2016. As condições para participação estarão detalhadas no edital do desafio no site da Rede Asta.

PREMIAÇÃO

Reconhecimento nos sites de ambos os organizadores, divulgação na imprensa, co-assinatura dos produtos ou tecnologia + 5% de royalty sobre o valor dos pedidos fechados pela Asta para o mundo corporativo durante 2 anos. Os direitos de autor serão cedidos pelos ganhadores à Rede Asta.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.