Desafios e inovações no campo do entretenimento
21 de fevereiro de 2018
Assessor de conteúdo audiovisual do Master Profissional em Design do Entretenimento, Bruno Dieguez escreve para a Revista IED sobre sua participação no curso
De 20 de janeiro de 1951 a 23 de março de 2018 há 67 anos, 2 meses e 3 dias de histórias, desafios e inovações no campo do entretenimento, uma indústria que impacta o Rio, o Brasil e toda a sociedade mundial com produtos capazes de gerar diversão, reflexão e transformação. A primeira data marcou a inauguração da TV Tupi do Rio de Janeiro, segunda emissora de televisão a entrar em operação no país (apenas alguns meses após a irmã pioneira TV Tupi de São Paulo) e fator arquetípico da construção do imaginário cultural brasileiro operada por esse meio de comunicação de massa.
É justo neste mesmo espaço que se instalou a unidade carioca do Istituto Europeo di Design, referência mundial em design e criatividade com foco em educação, pesquisa e mercado. Desde 2014, a escola se destaca por trazer frescor e renovação para o cenário da cidade através de cursos, palestras e eventos transdisciplinares, que apontam novas formas de pensar e produzem não só conhecimento, mas mudanças práticas na vida das pessoas que passam por este patrimônio histórico. Por todo este contexto e a vocação vanguardista do IED é que aceitei com sorrisos o convite da coordenadora Suzane Queiroz para integrar o time de assessores de conteúdo e professores do curso “Design do Entretenimento”.
Este master profissional inédito no Brasil começa exatamente na segunda data apontada no início deste texto e, não tenho dúvidas, será mais um episódio de sucesso na nova temporada de iniciativas do IED-Rio. Minha contribuição é direcionada ao módulo Audiovisual, um potente motor da indústria do entretenimento que vive uma era de crescimento e profunda reinvenção. Com meios de produção mais acessíveis, mais janelas de exibição, novos hábitos de consumo e uma intensa explosão criativa, é um setor da economia pulsante e pronto para absorver profissionais de múltiplos talentos, áreas de interesse e habilidades. Nosso objetivo nesta empreitada é dar ferramentas e direcionar quem deseja participar deste universo como um agente agregador. Oferecer uma formação diferenciada, calibrar o olhar do aluno e ajudar a fazer a diferença na indústria do entretenimento, é tudo o que eu quero como parte deste time de professores complementares. E, para mim, faz todo o sentido que isso aconteça a partir de um lugar tão especial como este prédio icônico do Rio; é uma forma de, no presente, beber no passado para chegar ao futuro.
Bruno Dieguez é graduado em Jornalismo, com MBA em Marketing pela PUC-Rio. É professor de TV na instituição, contando com 15 anos de experiência no mercado como produtor, roteirista e diretor. Trabalhou 8 anos na KN Vídeo e desde 2011 é sócio da Orgânica Produções, consultora butique em soluções audiovisuais. Entre os principais projetos estão os programas Oi Mundo Afora, Vai pra Onde? e MIT TV, coberturas do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week e o treinamento dos participantes dos Jogos Rio 2016.