IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Descubra quem foram os ganhadores do Prêmio Butzke

28 de agosto de 2017

 

A Butzke, em parceria com o Instituto Europeu de Design – IED São Paulo, promoveu um torneio entre os alunos da instituição a fim de promover a criação de um móvel de área externa.

Os alunos foram desafiados a projetar um produto comercial para trazer uma nova visão de design para estes artigos. A avaliação foi feita por um arquiteto, um designer, um formador de opinião ou um diretor de redação, um representante da Butzke e um do IED.

Pertinência com o tema, caráter comercial, inovação, sistema de construção e material utilizado, e  criatividade, claro, foram os critérios para a avaliação dos produtos.

Lara Mauad, com o seu projeto “Cadeira de Balanço”, foi a vencedora do Prêmio Butzke nessa edição do Design Weekend – DW! 2017. Ela ganhou a fabricação do protótipo do seu projeto, além de curtir um final de semana no Costão do Santinho. O segundo lugar ficou com Hugo Ribeiro enquanto o projeto “Ilha da Magia” da Ressoi Schubert Pierozan levou o terceiro troféu, ambos com direito a um tour pela fábrica da Butzke em Timbó, SC.

 

Confira a entrevista que O IED SP fez com os vencedores:

 

IED: Qual foi a sua inspiração para a criação da peça?

Lara: “Minha inspiração foi a minha casa, e o modo como a gente usa a varanda. Criei esse projeto em um domingo de manhã, sentei lá e comecei a criar. Eu quis abordar a história de estar junto e daquela aproximação que se tem quando se senta numa rede, o balanço dela… Foi por aí que eu comecei a pensar no banco e à partir disso fui desenvolvendo o projeto. Eu queria também algo que tivesse transparência, para não tampar as plantas, que eu acho uma coisa muito bonita numa varanda.”

Hugo: “A proposta do banco surgiu como uma necessidade… Eu sou do Nordeste, então é claro que tinha que ter uma rede no projeto, e durante o processo criativo, veio em mente um trabalho que foi realizado quando eu era pequeno, na 7a. série, onde a gente usou balaio, foi daí que surgiu o conceito do banco.”

IED: Quais foram as dificuldades que você enfrentou no desenvolvimento do móvel?

Lara: “Foi um desafio a criação do balanço, questões técnicas, por isso eu queria muito criar o protótipo do banco, para poder trabalhar melhor o design da peça e desenvolver essas questões técnicas do balanço.”

Hugo: O problema no desenvolvimento da peça, igual ao caso da Lara, como foi o nosso primeiro projeto e não tínhamos experiência, também surgiram dificuldades nas questões técnicas. Mas deu certo! (risos). Até porque a gente vendeu a proposta e a fábrica comprou.

IED:  Descreva em resumo sua experiência nessa participação do Prêmio Butzke.

Ressoi Pierozan: “Foi desafiador propor um mobiliário criativo e viável tecnicamente para uma empresa consolidada que já trabalha com designers, sem ter pleno conhecimento de suas restrições industriais.”

Hugo Ribeiro: “Estou até agora sem acreditar que ganhei segundo lugar no primeiro concurso na área moveleira que participo, com o desenho do meu primeiro móvel. Fico feliz em trazer um pouco da Bahia com representatividade no processo criativo e isso gerar uma repercussão que está abrindo portas que nunca imaginei.”

Laura Mauad: “Felicidade e entusiasmo são meus sentimentos por poder prototipar meu projeto em parceria com a Butzke, é o início de uma nova fase em minha profissão, com foco no design de mobiliário.”

Venha descobrir o que é Design Mobiliário no IED São Paulo.


Irina Gatsalova
Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.