IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Design à Beira Mar | Projeto Barraca de Praia

18 de setembro de 2019

O barraqueiro é um personagem central na cultura da praia. Virou ponto de referência.

No próximo verão, os cariocas da zona sul terão uma novidade na areia: as barracas terão um novo design, serão mais bonitas, leves e fáceis de montar.

O desenvolvimento deste novo produto é resultado da parceria criativa que o IED Rio estabeleceu com a Associação Sol e Mar, organizada pelos barraqueiros das praias cariocas. O barraqueiro sabe que, para o seu negócio prosperar ainda mais no futuro, ele deve investir e valorizar seu ambiente de trabalho. 

Para a realização do projeto, o IED Rio contou com a coordenadora Flavia Souza e os alunos Erick Araújo e Lívia Cavalcanti do curso Saperfare em Design de Mobiliário.  

O resultado do trabalho foi apresentado recentemente a toda a nossa comunidade no IED Rio.

Apresentação do projeto no IED Rio: os alunos, integrantes da Associação Sol e Mar e Flávia Souza.

 

O objetivo é contribuir para que o carioca tenha uma praia agradável, organizada, limpa; melhorar as condições de trabalho do barraqueiro, facilitar a montagem da barraca, dar proteção, conforto, otimizar os processos que envolvem esta jornada, proporcionando um ambiente de qualidade operacional e estética.

Desenhar um objeto que se integre à praia sem deprecia-la, respeitar a beleza natural, pensar em sua funcionalidade, segurança, custo e energia, foi desafiador para a nossa equipe e gerou frutos incríveis.

Conheça um pouco mais do projeto:

A estrutura leve, com abertura em um único movimento facilita a montagem por apenas uma pessoa. O sistema de ancoragem ajuda na montagem e na estabilidade. As poucas conexões e sistemas simples facilitam a manutenção. A identificação é reforçada pela bandeira central e pelo sistema de cores, que facilita a rápida localização da barraca.

A organização da barraca auxilia os processos de trabalho, a movimentação do barraqueiro no desempenho dos variados serviços durante a jornada propiciando organização do stock  e exposição dos produtos

Tanto o desenho como a cobertura usada foram escolhidas observando sua capacidade de proteção contra os raios de sol (proteção UV) e minimizando o Calor. A barraca também tem divisão do lixo reciclável e orgânico.

O Rio tem a praia como um dos seus pilares culturais, e o IED Rio tem orgulho de fazer parte dessa experiência.


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.