IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Design do Espaço e Artesanato Brasileiro de Mãos Dadas

16 de fevereiro de 2017

Alunos do curso MA.DE.IN – Design do Espaço expõe trabalhos no CRAB

No dia 18 de fevereiro, às 15h, acontece a abertura da exposição dos alunos do curso MA.DE.IN – Design do Espaço, que irão apresentar os trabalhos da disciplina Projeto Loja no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Além de apresentar as maquetes, desenvolvidas ao longo de quatro meses para a disciplina, a turma ficou responsável pelo desenvolvimento do projeto do próprio espaço expositivo, que ocupa o espaço do hall e duas salas de exposição do Centro, e foi apresentado como resultado do Projeto Vitrine, outra matéria do curso.  

Estamos bem felizes com o resultado e animados com a exposição”, conta Ayara Mendo, coordenadora do curso. Ayara explica que os trabalhos expostos e a instalação que compõe o espaço fazem parte das disciplinas do primeiro módulo do curso, e visam aprofundar a metodologia do MA.DE.IN, com foco no aspecto conceitual e na pesquisa dos materiais.

– Para o Projeto Loja, os alunos tiveram de trabalhar a partir de um material escolhido por eles próprios, antes mesmo de saber a natureza do projeto: o design de um espaço para uso comercial em pleno centro do Rio de Janeiro. Já para o Projeto Vitrine, tivemos um tempo de preparação mais curto e imediato. A turma teve uma semana para pensar em conjunto as propostas, a partir do uso de um único material, seguindo a metodologia do curso. Para a exposição, o material escolhido foram bobinas de plástico, e o projeto levou o nome ‘Do plástico à plástica: a metodologia da materialidade’ – explica a coordenadora.

Os projetos envolvem o uso dos mais diversos materiais, como açúcar, canela, cortiça, gesso, argila, papel bolha, policarbonato, juta, sisal, corda, chapa de cobre, bambu e sabonete! Ayara conta que a turma é formada em sua maioria por arquitetos, e muitos alunos vêm de outras partes do país. ‘Temos até alunos estrangeiros, a turma é bem diversa’, conta.

A exposição, que vai até o dia 04 de março, é mais um passo para a colaboração entre o Istituto Europeo Di Design – IED Rio e o CRAB, aproximando Design e Artesanato, em benefício da economia criativa e da comunidade.  Não perca!

Serviço:
Abertura da exposição dos alunos do curso MA.DE.IN – Design do Espaço no CRAB
Data: 18 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Praça Tiradentes, 67, Centro


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.