IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

DIÁRIO DE BORDO: FASHION BUSINESS MANAGEMENT EM BARCELONA

21 de novembro de 2016

Maria José Orione, coordenadora do curso, acompanhou os alunos em aulas e visitas guiadas em Barcelona

·

Os alunos do curso de One Year em Fashion Business Management viajaram para Barcelona em outubro com a coordenadora Maria José Orione. Durante uma semana com atividades em 5 dias úteis, a turma composta por 13 alunos esteve no IED Barcelona para palestras, visitaram o Grupo Inditex e participaram de workshops sobre negócios da moda.

Confira o Diário de Bordo com os destaques da viagem narradas por Maria José.

·

dia-01_aula-ana-sabater

Aula com Anna Sabater no IED Barcelona

 ·

Dia 1

Iniciamos nossas atividades com uma calorosa recepção por parte da equipe do IED Barcelona. Fomos recebidos pelo vice-diretor Andrea Marchese e por Anna Sabater, coordenadora do FM&C, que nos brindou com uma incrível palestra sobre o Mercado Europeu de Moda.

Anna também nos acompanhou numa visita de uma marca autoral, onde tivemos uma completa explanação por parte dos proprietários e diretores criativos de seu processo criativo e de criação de suas estampas exclusivas.

 

Dia 2

Pela manhã tivemos uma aula sobre Brand Identity in Europe com Tatiana Valiera que nos acompanhou na visita da principal loja de departamento espanhola, a “El Corte Inglès”. Por lá, os alunos aprenderam o interessante modelo de negócio, a lógica de exposição e dinâmica de funcionamento.

A tarde tivemos um estimulante encontro com Jaime Romeu que nos apresentou as novas estratégias de comunicação no mercado europeu.

dia-02_visita-el-corte-ingles

A turma na loja El Corte Inglès

·

Dia 3

O dia começou com uma brilhante palestra sobre “Trends Global Reporting” com o diretor do IED Barcelona, Alessandro Manetti, que apontou as principais inovações e tendências Globais sobre as quais refletimos no workshop com Hermán Ordoñez. Neste encontro, o grupo pode exercitar sua criatividade produzindo através de mood boards suas interpretações sobre as principais macrotendências e suas correlações com o mercado europeu e brasileiro.

Finalizamos o dia com uma visita à marca Escada, onde além de entender o conceito da marca pudemos visualizar todo o excelente trabalho realizado em pesquisa de matérias-primas e vivenciar a experiência de sua ‘displayagem’ na loja.

dia-03_workshop-com-herman-ordonez

Workshop com Hermán Ordoñez

·

Dia 4

Este dia começou cedo com uma agradável viagem ao quartel-general da Bershka, marca do Grupo Inditex. Seguimos num micro-ônibus em alegre descontração na expectativa de que seria o ponto alto desta viagem!

Fomos excepcionalmente bem recebidos pela equipe Bershka e pudemos conhecer todo o modelo de negócio desde a concepção do produto até sua distribuição com a total integração em toda a cadeia de suprimento. Seu centro de distribuição com 63 mil m² de área e com a movimentação de mais 3 milhões de peças/dia é realmente impressionante.

No fim da tarde tivemos uma simpática cerimônia de entrega dos certificados.

dia-04_a-caminho-da-bershka

A caminho da Bershka

·

Dia 5

Para concluir esta maravilhosa experiência, em nosso último dia de atividades no IED Barcelona fomos acompanhados pela competente Sonia Pietro para realizar uma visita técnica ao outlet “La Rocca VilLage”.

·

“A certeza de que a interação entre a vida acadêmica e vivência prática é a única forma de construir uma visão realista, pragmática e concreta para os alunos, permitindo que eles se enriqueçam com o conhecimento, mas principalmente que compreendam as infinitas e diversas possibilidades de aplicação do mesmo”, afirma Maria José Orione.

·

·

Se identificou com toda experiência desta viagem? Faça parte da próxima turma de One Year em Fashion Business Management do IED-SP: http://iedm.io/Fashion-Business

 ·


comunicacaosp

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.