IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Amor & Sexo em Exposição

1 de outubro de 2018

Entre os dias 3 e 7 de Outubro o IED Rio recebe ‘Amor & Sexo em Exposição’. A mostra, em curta temporada, apresenta os figurinos utilizados pela apresentadora Fernanda Lima no programa

Saiba mais sobre a exposição:

Além dos debates bem-humorados e pertinentes que pertencem ao seu universo, o programa Amor & Sexo também impacta seu público com os figurinos usados por Fernanda. Relembrando a história e os temas do programa através dos figurinos da apresentadora, a mostra traz os principais destaques das últimas temporadas, como os corsets espartilhados de pérolas, escama de pvc, cristais ou ráfia com sementes e miçangas. “São peças emblemáticas que não deveriam ser esquecidas e, por isso, merecem ser exibidas. O figurino é também muito importante no ‘Amor & Sexo’, e não só porque ajuda a embalar o tema do programa, mas também por despertar a curiosidade das pessoas que ficam na expectativa do que vestirei”, completa a apresentadora.

São anos de experimentações criativas, peças idealizadas por figurinistas que transformam o assunto de cada edição em arte para se vestir. Não à toa a apresentadora fez questão de ajudar a selecionar as peças para a mostra. “Os figurinos passam por um trabalho minucioso de todas as pessoas envolvidas e marcam quem assistiu ao programa”, comemora Fernanda, que há 9 anos comanda a atração.

Cerca de 20 pessoas, entre figurinistas, assistentes, costureiros, camareiros, guarda-roupeiros, entre outros profissionais dedicados exclusivamente ao programa, participam da criação de cada temporada. Uma rede criativa e dedicada que contribui para o resultado final. No total, são quase seis meses de trabalho até Fernanda Lima, finalmente, apresentá-los no ar. “Durante o período de imersão e pré-produção trabalhamos na criação de todos os figurinos da temporada simultaneamente, para depois entrarmos especificamente na execução de cada um deles por ordem de gravação”, explica Dudu Bertholini, que assina o figurino desta temporada de ‘Amor & Sexo’ ao lado de Flavia Costa.  

Segundo Bertholini, o trabalho de criação começa com a definição dos temas que serão tratados a cada ano. “Todos os figurinos partem dos roteiros criados por Antônio Amâncio, autor e redator final, e junto à Fernanda e à equipe de criação. O mais legal e desafiador é que todos os figurinos ajudam a contar o tema do programa. Todos os looks tem um porquê, e nunca partem de escolhas aleatórias. Primeiro apresentamos pesquisas,moodboards, croquis e ideias em reuniões semanais. Parte muito legal de nosso processo criativo é que as reuniões de criação são interdisciplinares, nós alinhamos o conceito com a equipe de cenografia, de arte, dos efeitos especiais, entre outros. Isso gera uma integração e um envolvimento muito maior no resultado como um todo”, acrescenta Bertholini.

Essa sintonia entre tema e figurinos – que resulta em peças únicas – também estará representada na exposição. Ao lado de cada um deles, estarão dispostas telas que exibem momentos especiais de cada programa onde eles foram exibidos. “A temática de cada programa é sempre única. O desafio é sempre buscar novas formas de construção e apostar sempre em materiais novos”, encerra Flavia Costa. “O olhar sobre o programa muda a cada ano, porque o mundo muda, os comportamentos mudam, as ideias mudam, a gente precisa caminhar com um olhar em relação ao programa porque a gente não pode ficar parado”, completa Fernanda Lima.

Amor e Sexo da rede Globo.

 

Conheça Dudu Bertholini:

Dudu Bertholini é estilista, stylist e consultor de moda Brasileiro nascido em São Paulo.

Em 2003 fundou a marca NEON, cujo estilo e estampas exclusivas tornaram-se referência em elegância brasileira.

Em 2008  foi diretor criativo da marca CORI.

Como stylist assina desfiles, campanhas e editoriais de moda para diversos veiculos e marcas.

Na TV Dudu integra o júri fixo do programa Amor & Sexo,  apresentado por Fernanda Lima, além de assinar os figurinos do programa. Ele também  apresenta o programa de entrevistas “Nós, os Fashionistas” (Fashion TV) e foi jurado do show  “Brazil’s Next Top Model” (Sony).

Em 2014 lançou o documentário “De Gravata & Unha Vermelha”, onde atua como curador & entrevistador.

No cenário acadêmico é coordenador da Graduação em Design de Moda do IED São Paulo; e realiza palestras e workshops nas principais cidades do País.

Seu estilo exuberante é facilmente reconhecido nos desfiles, editoriais e catálogos que assina.

Hoje Dudu licencia diversos produtos que levam seu nome, como roupas & acessórios, bolsas, mochilas, papelaria, entre outros.

SERVIÇO

Amor & Sexo em Exposição

Data: de 3/10 a 7/10

Horário de visitação: de quarta a sexta, das 11h às 21h; sábado, das 9h às 17h; e domingo, das 9h às 16h.

Local: IED Rio (Istituto Europeu di Design)

Av. João Luiz Alves, 13, Urca, Rio de Janeiro – RJ

Entrada gratuita

 

 

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.