IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Exposição | Materializar o Espaço

5 de julho de 2018

O IED Rio recebe a exposição Materializar o Espaço realizada pelos alunos do curso Master Profissional em Design de Espaços | Metodologia MA.DE.IN. Os trabalhos são referentes ao fim do primeiro módulo do curso: Materializar o Espaço.

O objetivo da disciplina é ensinar a explorar o design espacial na contemporaneidade, de interiores à arquitetura, da arte e sua interseção com outras áreas: material e non-material practice, critical reading, slow design, a tendência narrativa do design, a revolução das novas tecnologias digitais, o open design como o do it yourself.

Neste módulo o aluno aprende a compreender profundamente a origem do material para projetar a partir de sua originalidade. Na experiência empírica do material e dos espaços aprende a decifrar a lógica da nossa percepção humana: a compreensão dos contrastes, o sentido das texturas, a sensibilidade às luminosidades, a comoção nos ambientes e as emoções provocadas pelos sons.

O desafio está em criar um espaço com um único material explorando ao máximo suas características intrínsecas e incorporando-as ao conceito dos projetos. Os trabalhos abordam de maneira singular novas possibilidades de uma loja localizada no centro do Rio de Janeiro.

Para a montagem da exposição-instalação, a turma – com auxílio do professor Sérgi Arbusà – criou um espaço que traduz o método utilizado durante o curso, escolhendo um único material: a tela de nylon que hoje protege a fachada do prédio do IED Rio.  No momento em que a tela invade o espaço da exposição, assume uma nova função e passa de elemento de proteção a elemento estrutural.

A exposição-instalação não representa objetos materiais. São os materiais em si que criam o equilíbrio entre um espaço desenhado  e o vazio correspondente.

Confira os projetos:

 

Santuário no meio do caos

Material: Cáspia (planta usada no Brasil para ornamentação)

Aluna: Elisa Emmel

O projeto constrói ritmos e sequências que articulam a relação entre o material e o non-material, entre cheio e vazio, luzes e sombras.

 

Jatobá – exemplo de coexistência

Material: Madeira Jatobá  

Aluna: Patrícia  Nabuco

O projeto revela a eficiência geométrica e temporal multiescalar de todas as peças do sistema. Essa complexidade constrói o ritmo ou compasso tempo-espaço.

 

Loja Coco verde

Material: Casca do Côco

Aluna: Marcella Arnaut

A partir da exploração empírica do material, o projeto define um sistema através do qual a soma das partes é que constrói o espaço.

 

Centro Cultural

Material: Tyvek

Aluna: Clarissa Viegas

O projeto explora como a medida das coisas estão em relação com a técnica e não com soluções formais ou traçados aleatórios.

 

Centro de reciclagem

Material: Alumínio  

Aluna: Maria Izabel Bukowski

O material é o personagem que habita o espaço e que ao mesmo tempo o define.

 

Centro Cultural – Atrás do espelho / Loja Narciso

Material: Espelho

Aluna: Caroline Dias Martins

O sistema costura e articula o espaço a partir do conhecimento das relações geométricas precisas que se estabelecem entre este e o contexto, as escalas e os tempos do lugar.

 

Capsularis : A juta e suas contradições

Material: Juta

Aluna: Mirella Pimenta

O sistema multiescalar articula e costura as sinergias, os agentes, as geometrias e os princípios que ainda não estão em relação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Salvem as abelhas brasileiras

Material: Cera de Abelha

Aluna: Raquel

O projeto revela a trajetória de uma intensa investigação sobre a produção da cera de abelha. Através da construção de um sistema eficiente, o aluno traduz as relações existentes entre e a sociedade das abelhas e a produção do espaço.

 

Caminhos cruzados

Material: Látex

Aluna: Ana Gabrielle Miceli

A partir da incerteza na origem do processo, a dúvida dos seus fluxos e desafios levou o aluno a buscar o conhecimento de novas técnicas, formatos, conceitos, lógicas e princípios desconhecidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O material por ele mesmo

Material: Papelão

Aluna: Joanina Freitas

Através do agrupamento multiescalar, o projeto propõe um sistema capaz de revelar a relação existente entre a estrutura do material e a função que ele exerce no mercado.

 

Porosidade sensível – experiencia expandida em bucha vegetal

Material: Bucha vegetal

Aluna: Giordana Pacini

A bucha vegetal é o personagem que habita e ao mesmo tempo define o espaço dessa loja.  A porosidade do material é desvelada em múltiplas escalas sensoriais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A beleza da imperfeição

Material: Revestimento cerâmico de demolição

Aluna: Laís Paiva

De forma poética, o projeto traz a reflexão sobre os usos e os desperdícios dos materiais na construção civil. A loja propõe um novo olhar sobre o revestimento cerâmico de demolição. 

 

Loja Deazzo

Material: Lã de aço

Aluna: Aline Rangel

Através da composição formal pautada pelas propriedades mecânicas do material,  o aluno nos apresenta uma nova forma de ver a lã de aço.

 

 

A parábola do sobreiro

Material: Cortiça

Aluno: Flavio Teixeira

Ao explorar as origens do material, o projeto se utiliza da poesia e de um sistema eficiente para desvelar a essência da cortiça.


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.