IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Exposição | Muito Além do Tempo, de Jannini Castro

16 de abril de 2019

 

A exposição ‘Muito além do tempo‘, que o IED Rio recebe a partir do dia 26 de abril, reúne nove fotografias realizadas por Jannini Castro, que enquadram sua investigação fotográfica sobre a passagem do tempo, a geometria do espaço, a propagação da luz e a resiliência humana através da presença de bailarinos em cena.

Jannini utilizou o espaço, “coberto” pela camada de purpurina dourada, criado pelo artista Heleno Bernardi para nos fazer entrar em uma outra dimensão, inserindo bailarinos da dança contemporânea e clássica em um espaço que já foi cenário de muitos espetáculos e apresentações, transportando o observador para muito além da linha do tempo.

Com curadoria de Fabian Albertini e Juliana Curvellano, as imagens em P&B são como poemas, realizadas de um ponto de vista profundamente pessoal para entender os sentimentos universais. “O meu objetivo é criar diferentes traços de memórias; aquelas que expressam emoções, lugares ou pessoas e de eternizar as ruínas do Casino da Urca em uma imagem de sonho!”. Afirma Jannini.

 

Sobre Janninni Castro:

A fotografia sempre esteve presente na vida de Jannini Castro, experimentando novas técnicas e aprimorando conceitos. Em 2011 iniciou o seu percurso fotográfico com o Professor Carlos Cabéra, 2012 e 2014 cursou Iluminação e Moda’ e ‘Fotografia de moda’ no Ateliê da Imagem. Em 2017 participou de diversos workshops de ‘Fotografia de Dança’ com Fabian Albertini; ‘Styling e Imagem de Moda’ no IED-RJ e cursou ‘Fashion Photography’, Istituto Marangoni em Paris. Participou da exposição coletiva ‘NAKED’em 2013 na Galeria do Ateliê. Jannini Castro vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro.

 

Curadoria: Fabian Albertini e Juliana Curvellano

Bailarinos: Caroline Gil, Fabrício Andrade, Gabriel Diniz e lasmim Lopes


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.