IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Feira MODA VERDE: Novas Formas de Consumo

14 de novembro de 2019

A segunda edição da Feira Verde que chega ao terraço do IED Rio no dia 30 de novembro a partir de 11h, procura trazer uma reflexão sobre a necessidade de consumo na época de fim de ano. Em parceria com o Projeto Gira promove um olhar para o Consumo Consciente e suas Novas Formas de Consumo.

A Feira é formada por projetos e marcas de moda sustentável, um ecossistema que propõe a produção e o consumo de moda mais ético e responsável. Serão 28 barraquinhas em um ambiente coletivo e colaborativo com projetos independentes e locais onde a experiência de consumo é um ato de revolução, de mudança de comportamento, onde teremos: troca de roupa, bazar de desapego, feira de brechós, upcycling e participação de marcas de moda com produção consciente. É um espaço de diálogo, onde é possível conhecer e conversar com as pessoas que falam sobre o futuro da moda que nós queremos construir. Tudo isso com a vista deslumbrante para a Baía da Guanabara.

Poluição ambiental, uso excessivo de recursos naturais e condições de trabalho não adequadas, são alguns dos problemas da indústria da moda, que chega a ser citada como a segunda mais poluente do mundo. Qual é o papel das marcas e dos consumidores nessa transformação?

É preciso rever nossas necessidades materiais, nossos valores, buscar informações sobre como foram produzidas nossas roupas, lendo etiquetas de fabricação e origem do produto. Saber como as roupas podem retornar para o ciclo produtivo, incentivar marcas responsáveis, conectar-se a movimentos e assumir nosso papel de cidadão usuário de moda são comportamentos que estão na ordem do dia.

A roupa sustentável é aquela que já existe!

Você sabia que é descartado 1 caminhão de lixo de roupas por segundo no mundo em aterros sanitários?

Assim a Feira Verde se compromete a uma arrecadação de doações de produtos da cesta básica, brinquedos e roupas. E também fará um bazar com sua venda revertida para o Projeto Gramachinhos @pjtgramachinhos , situado em uma área vulnerável de um aterro sanitário desativado, uma ONG que cuida de 170 crianças oferecendo educação e alimentação.

No dia 30 às 15h haverá também um bate papo sobre o tema, programe-se:

Mesa: As Novas Gerações e Novas Formas de Consumo
Como as novas gerações veem o consumo, o que as representa, como buscam e o que buscam consumir?
Convidadas: Isabela Capeto @isabelacapeto + Chica Capeto @chicapeto + Joana Uchôa + Alexia Kronig
Mediação: Lilly Clark @lilyclark.com_

O evento realizado em um dia que vai proporcionar ao público conhecer, refletir e experimentar novas formas de consumir e produzir moda. Afinal, somos todos cocriadores deste novo modo de viver. 

Serviço:
Novas Formas de Pensar e Consumir Moda | Moda Verde + IED + Projeto Gira
Dia 30 de Novembro
Horário: 11h às 20h
Local: IED | Av. João Luiz Alves, 13 – Urca
Atividades: feira de marcas e projetos de moda consciente + palestra
Programação gratuita e aberta ao público.
Produçao: Lilly Clark e Elisa Amorim
Realização: Moda Verde

 

Projetos:
GIRA
O Projeto GIRA e já estamos na nossa 7ª edição, entre vários formatos e versões.
Nosso propósito enquanto Projeto Gira, é fomentar ações, planos de negócio e projetos com foco na recirculação de materiais de consumo e bens materiais.

Esta edição IED Rio + GIRA + FEIRA VERDE, compreende novas formas de consumo e de estar no mundo enquanto indivíduo e sociedade.

Apresentamos neste evento, algumas alternativas ao pós consumo, e GIRA vem em seu formato original, com seu coletivo de desapego, propor o desapego dos nossos acúmulos, e o arremate de peças curadas com carinho, a preços limitados ate R$ 100,00.

Se vocês quiserem participar do coletivo, Girando seus acúmulos, basta enviar email para <[email protected]> para mais informações e inscrições. Quem não quiser vender, pode vir para se divertir e garimpar preciosidades, é só chegar.

Jardim da Mag, troca-troca de roupa, acreditamos que já existe roupa suficiente no mundo. Cada uma de nós, do seu jeito único com suas próprias escolhas criam um movimento, porque quando a gente muda, o mundo muda! APOIO MARIA FILÓ.

*como participar: traga até 3 peças de roupa especiais em EXCELENTE estado: limpa, sem manchas ou bolinhas. Não vale sapatos, biquínis, pijama e roupas de baixo e ginástica. Curadoria na hora.
Pipa Social, polo de criação coletiva, produção e informação voltado para pessoas talentosas que moram em comunidade de baixa renda.
+
Happy Hour com Balneário Café
Música ao Vivo e drinks ao pôr do SOL na Praia da Urca


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.