IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Gabriel Souza recebe Menção Honrosa do Prêmio Design Universitário TOK STOK

18 de junho de 2019

Gabriel Souza, ex-aluno do curso de Master Profissional em Design de Espaços, acaba de receber a Menção Honrosa pelo projeto Mesa Calma, do Prêmio Design Universitário TOK STOK. No total de 920 inscritos, alunos de 99 universidades do Brasil, apenas 5 foram premiados!

Para a elaboração do projeto, Gabriel utilizou a metodologia MADEIN, aplicada durante o curso, desenvolvendo um projeto incrível.

Confira a nossa conversa e conheça um pouco mais a experiência dos alunos IED Rio.

Conte como foi participar do concurso, qual foi seu projeto? Como foi desenvolver a ideia utilizando a metodologia MADEIN?

O prêmio me proporcionou colocar em prática essa metodologia que tanto amo. Existiam três diretrizes a seguir: o tema ‘trabalhar’, utilização de no máximo 3 materiais e a escolha de uma tendência da marca. A tendência que escolhi foi a Regional Brasileiro. Como aprendemos no curso fui lá atrás buscar como era o jeito de trabalhar, guardar e descansar dos primeiros habitantes do Brasil. A partir daí descobri um item muito usado pelos índios para descansar e guardar os seus pertences, muito utilizado até hoje: a rede feita à mão. Unindo esse antigo jeito de guardar e descansar após o trabalho, unido aos materiais e tecnologias de produção de hoje em dia nasceu a mesa CALMA. Um misto de temporalidades que inova em um “antigo” novo jeito de guardar.

Como foi estudar no IED e entrar em contato com a prática do design de espaços através desta metodologia?

Estudar no IED foi incrível. Contar com um corpo docente super capacitado e uma estrutura incrível que estimula a criatividade, para mim foi essencial. O curso aborda uma nova maneira de projetar espaços de maneira super criativa e coerente. Projetar envolve muito mais do que se imagina antes de iniciar o curso.  O desenvolvimento inicial da idéia aliado ao estudo da materialidade, faz surgir uma metodologia com um sistema inventivo incrível no ato de projetar, não somente espaços, mas tudo que se possa imaginar.

Você poderia afirmar que estudar no IED projetou a sua carreira? Em que sentido?

O IED me fez ir além! Pois a minha formação é em Design de Interiores, mas o curso me aguçou a aprender mais e me despertou o interesse em cursar uma nova graduação, me fez entrar em uma nova jornada. Atualmente curso Arquitetura e Urbanismo, graças ao IED e pretendo seguir aplicando a metodologia MADEIN nos trabalhos acadêmicos, nos projetos de Design de interiores que também faço e nos muitos concursos que virão.

 

Por último conte um pouco sua experiência como aluno por aqui e o que você espera do seu futuro no mercado?

Como aluno foi incrível a experiência. O IED te libera a usar a imaginação e criatividade em sala de aula e, fora dela, te leva a executar e pôr em prática o que se aprende, através da criação e execução de espaços reais de exposições dentro e fora do Instituto, usando a metodologia MADEIN.

 

Parabéns Gabriel!


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.