IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED É O PARCEIRO OFICIAL DO NEW EUROPEAN BAUHAUS

20 de maio de 2021

O IED foi selecionado pela Comissão Europeia como parceiro oficial da New European Bauhaus Initiative. A Nova Bauhaus Europeia (NEB) é “um movimento criativo e interdisciplinar que provoca um espaço de encontro para desenhar novas formas de viver, localizado na convergência entre arte, cultura, inclusão social, ciência e tecnologia“.

O futuro da Europa será híbrido e transversal. O design, como cultura e linguagem transformadora, deve valorizar e compartilhar os valores do NEB entre instituições, profissionais e cidadãos de todos os lugares e estilos de vida. 

Neste contexto, o Mediterrâneo é uma zona de grande relevância pelo seu papel de ponte ao nível do ambiente, da cultura, da geografia e da história. É uma dimensão vital da integração europeia e proporciona formas para compreender a criatividade e a inovação, além de promover a diversidade para uma economia e sociedade mais sustentáveis.

O ambiente geográfico comum e, por sua vez, os desafios compartilhados do ecossistema euro-mediterrânico representam uma plataforma distinta, voltada para uma transformação verde e inclusiva, que pode ajudar a divulgar os valores da Europa e do NEB em diferentes contextos. 

Dentro desse panorama, o IED – em suas sedes na Itália, Espanha e Brasil – se apresenta como um ponto de encontro e um laboratório colaborativo e integrado de pesquisa e inovação na área Euro-Mediterrânea.

A PARTICIPAÇÃO DO IED NO NEB

O IED participará ativamente do movimento NEB, convocando sua comunidade criativa para consolidar a iniciativa para além de suas fronteiras. A contribuição será tripla: um Espaço Experimental; um ambiente agregador e um sistema multipolar de comunicação e disseminação.

As atividades serão as seguintes:

  • Duas FÓRUNS DE PREVISÃO sobre a Euro-Mediterranean Orange Economy, a primeira das quais está prevista para a primavera de 2022;
  • Série de CONVERSAS e WORKSHOPS, com o objetivo de conectar pessoas em todo o território Euro-Mediterrâneo para compartilhar percepções e perspectivas sobre as necessidades e possíveis métodos de implementação para um futuro sustentável, gerando soluções inclusivas para enfrentar os desafios de uma sociedade pandêmica e pós-pandêmica.
  • Conteúdos e materiais para divulgação, tais como PUBLICAÇÕES, ARTIGOS e VÍDEOS, para co-criar uma plataforma onde pessoas de diversas esferas da vida e origens culturais poderão compartilhar e desenvolver experiências locais e transnacionais. O IED organizará consistentemente encontros sistêmicos com autoridades locais, associações comerciais e culturais, universidades e cidadãos, incluindo jovens, para entender melhor as necessidades e interesses e priorizar tópicos e intervenções.

Massimo Rosi, IED CEO:

“IED all along its history has always been promoting European values and fostering a transnational cultural dimension of sustainable innovation. Today we are extremely proud to contribute to the success of the New European Bauhaus movement and to share our experiences with the broader NEB Community: a new, disruptive, and collaborative paradigm for a stronger, beautiful, and more sustainable Europe”.


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.