3 de outubro de 2016
O IED participou pela primeira vez da IDA, feira de design relacionada à ArtRio que aconteceu no Pier Mauá do dia 29 de setembro a 2 de outubro. Além de contar com um estande institucional, foram realizadas quatro palestras discutindo temas relativos ao design e à economia criativa. Confira a programação completa aqui.
“O IED ficou muito feliz de participar da IDA, que conseguiu trazer para o Pier Mauá a relação entre o design brasileiro e a arte contemporânea. Nós compartilhamos essa perspectiva, já trabalhamos em parceria com o MAM e o Oi Futuro, por exemplo”, disse Fabio Palma, diretor do IED Rio. Ele completou: “Ficamos muito satisfeitos com o resultado”.
O estande, projetado pela arquiteta Suzane Queiroz, foi realizado seguindo o conceito da cenografia crua, inventado por Suzane, que também é coordenadora do curso Criação em Cenografia. A ideia é construir espaços temporários como estandes e exposições com materiais que possam ser reutilizados em projetos de maior duração.
“Espaços efêmeros como esse estande podem e devem ser construídos dentro de parâmetros sustentáveis para contribuir na preservação do nosso planeta”, disse a arquiteta. “Pesquisar e desenvolver projetos para a construção de espaços a partir do conceito da cenografia crua é um convite à prática da cenografia a partir de um novo olhar criativo e consciente.”
Essa foi a terceira edição da IDA. A ArtRio 2016 recebeu um público de aproximadamente 49 mil pessoas nos quatro armazéns que abrigaram os 73 estandes da feira.
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882