IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Off | 1911 – Cidade Maravilhosa

5 de outubro de 2018

No IED Off | 1911 – Cidade Maravilhosa vamos conhecer a história da poeta, crítica teatral e influenciadora francesa Jane Catulle Mendes.

Em 1911 ela desembarcou no Rio de Janeiro para a sua primeira turnê pela América do Sul.

Sem levantar bandeiras nem abrir mão da feminilidade, a musa parisiense fez de sua atitude independente e seu protagonismo exemplos para outras mulheres em todo o mundo. Cercada de grande expectativa, a visita deste ícone de beleza e elegância em 1911 se transformou numa das mais belas declarações de amor já dedicadas a uma cidade.

O Rio, recém-remodelado pelo prefeito Pereira Passos, inspirou os versos de La Ville Merveilleuse. Lançado em Paris um ano e meio depois daquela fantástica viagem transatlântica, o livro de Jane Catulle Mendes faz a expressão Cidade Maravilhosa virar moda.

Os bastidores da turnê que consagraram internacionalmente o Rio de Janeiro e seu epíteto foram resgatados pelo pesquisador Rafael Sento Sé numa reportagem-histórica inédita que será apresentada em primeira mão na próxima edição do IED Off, no dia 18.

O evento é aberto ao público e convidamos todos vocês para se apaixonarem novamente pela nossa cidade.

Inscreva-se: https://iedr.io/ied-off-cidade-maravilhosa

Conheça o participante:

Rafael Sento Sé foi titular da coluna Histórias Cariocas, da Veja Rio, dedicada à memória e patrimônio do Rio de Janeiro. Dedica-se ao estudo da obra e da vida da poeta francesa Jane Catulle Mendes e sua relação com o Rio de Janeiro desde 2013. É consultor para projetos na área de patrimônio histórico e memória. Iniciou sua carreira no Jornal do Brasil em 2003, tendo passado pelas redações da Domingo e da Veja Rio, onde também foi crítico de bares. Coordenou a assessoria de imprensa do Comitê Rio450, que planejou as comemorações dos 450 anos do Rio de Janeiro, entre 2013 e 2015, da Secretaria municipal de Cultura, entre 2015 e 2016, e do Ministério da Cultura, em 2016, durante as gestões do diplomata Marcelo Calero.


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.