IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Off | GEO Metria: formas e dimensões

11 de setembro de 2018

O conhecimento das formas e dimensões é de fundamental importância para todo designer.

Este estudo faz parte da geometria e é usado para definir a forma dos objetos, tendo ampla influência no progresso da humanidade.

Ricardo Sá, nosso convidado do próximo IED Off | GEO Grafia: formas e dimensões, vêm mostrar um caminho geral da geometria e indicar as atuais e surpreendentes trilhas que estão sendo abertas e exploradas.

Conhecendo as formas e dimensões, é possível que os materiais e demais recursos naturais sejam usados de forma cada vez mais eficiente.

Há muito para conhecer.

Inscreva-se: https://iedr.io/ied-off-formas-e-dimensoes

 

Conheça o nosso convidado: José Ricardo Cunha da Costa e Sá

Ricardo iniciou o curso de Arquitetura em 1967, e em 1971 projetou o prédio da Casa da Moeda para M.Roberto Arquitetos, resultando na sua primeira premiação nacional como Designer de Arquitetura.

Em 1977 começou a dividir seu tempo com o design de aviões. Foi auxiliar de ensino no CTA-ITA, e ensinou desenho técnico para o quinto ano do curso de Aeronáutica. Entrou para a Embraer, onde começou como desenhista. Foi projetista de mecanismos, supervisor de projetos de estrutura e designer de superfícies para aviões civis e militares.

Publicou o livro Edros, sobre poliedros, malhas poliédricas e malhas Arquimedianas.

Ricardo publicou também uma matéria sobre o design de aviões, na revista de Design da Editora Projeto, que incluía a proposta da forma de um avião militar.

Seguiu desenvolvendo métodos analíticos de geração de superfícies, aplicando o procedimento a asas e fuselagens de variadas configurações de aeronaves.

De 1991 a 1994 montou uma ferramentaria CNC para o grupo Redley, onde projetou – com Alexandre de Pontes – e fabriquou os moldes, do Redleyfins – nadadeiras de superfície vendidas em doze países e campeãs do mundo por mais de dez anos. Trabalhou na Espanha, para a empresa Gamesa Aeronautica, gerando e ensinando geração de superfícies em CAD.

Em 1998 definiu a forma de um avião monomotor de 4 lugares para a empresa Planestate Ltda.

Em 1999 deu partida à própria empresa: Aerolito Design e Geometria Ltda, com a proposta de obter “Melhores Resultados Com Menos Energia”. Projetou, para a Embraer, diversas superfícies adicionais para asas dos modelos ERJ-145, ERJ-170/175 e ERJ-190/195.

Estabeleceu parcerias com empresas espanholas – AICO e Enge-Innova Aeronautics – promovendo palestras, cursos e treinamentos em geração de superfícies além do desenvolvimento de produtos de uso aeronáutico. Em 2009 (em Vitoria-Gasteiz – Espanha) apresentei a palestra sobre o correto uso da geometria para economizar energia.

A Aerolito projetou uma nova asa para o Colyaer Freedom (avião esportivo espanhol), menor e mais eficiente que a anteriormente utilizada.

Em 2017 publiquou em parceria com Asla Medeiros e Sá, pela Editora Olhares, o livro “Sobre Malhas Arquimedianas”.  


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.