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IED Parla | A Economia da Bicicleta no Brasil

11 de março de 2019

O uso da bicicleta como meio de transporte ou só para passeios aumenta cada vez mais.

Dia 28 o IED Parla | A Economia da Bicicleta no Brasil apresenta um estudo realizado para mapear e monetizar o complexo econômico da bicicleta. Quem conversa com a gente é Juciano Rodrigues – Professor do IPPUR/UFRJ e pesquisador do Observatório das Metrópoles.

O estudo foi coordenado pelo Laboratório de Mobilidade Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAB-MOB/UFRJ) e a Aliança Bike, entidade do setor de bicicletas.

O pioneirismo e a inovação contida na proposta resultou em inúmeros desafios para o desenvolvimento do trabalho. Foi necessária a identificação das atividades econômicas que, agregadas, formam o Complexo Econômico da Bicicleta no Brasil. Nesse ponto foi fundamental o diálogo com as instituições parceiras (ONG, Outras instituições de pesquisa, atores do mercado, agentes públicos, etc.), que são fontes inesgotáveis de conhecimento sobre o uso da bicicleta, sua história e, mais do que isso, seu lugar na sociedade brasileira.

Por fim, a análise foi desenvolvida a partir da concepção de cinco dimensões analíticas através das quais a Economia da Bicicleta foi observada: (Cadeia Produtiva, Políticas Públicas, Transporte, Atividades Afins e Benefícios) e distribuídos em 22 temáticas associadas a cada um desses grupos.

A dimensão Cadeia Produtiva revelou, por seu turno, que o Brasil produziu, em 2015, segundo dados do IBGE, mais de 5 milhões de bicicletas.

Ainda a título de exemplo, os resultados da dimensão Transporte avaliou a participação da bicicleta a partir do modo como é utilizada na esfera doméstica (Uso Pessoal) e na esfera comercial (Ciclologística). A realização de estudo de caso com cinco famílias usuárias da bicicleta na região metropolitana do Rio de Janeiro apontou que esse modo de transporte gera uma economia no orçamento domiciliar de aproximadamente R$ 64 mil reais por ano, se o total de viagens efetuadas em bicicleta declarado pelas famílias fosse realizado por automóvel particular nas cinco realidades analisados. Já a Ciclo logística mostrou que o uso da bicicleta apresenta números na faixa dos R$ 3 milhões de faturamento para empresa especializada em bike courier e participação de 16,3% nas entregas realizadas na área comercial do Bom Retiro, em São Paulo.

Inscreva-se: https://iedr.io/parla-bicicleta-no-brasil

Todos os resultados do estudo estão disponíveis no site: www.economiadabicicleta.org.br

Conheça o palestrante:

Juciano RodriguesProfessor do IPPUR/UFRJ e pesquisador do Observatório das Metrópoles.

 

Professor Visitante no IPPUR/UFRJ. Pesquisador do Observatório das Metrópoles e Coordenador Científico do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB/PROURB/UFRJ). Tem doutorado em Urbanismo pela UFRJ, mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais pela ENCE/IBGE e realizou entre 2013 e 2016 estágio de pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional no IPPUR/UFRJ.


Roberta de Freitas
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