23 de novembro de 2016
O GNT lança neste mês seu novo estudo “Colaborativas”, com o objetivo de mostrar como as transformações e habilidades da esfera privada da mulher extrapolam e impactam a sociedade. Ele dá sequência ao “Prezados Segredos”, de 2014 e “Cá Entre Nos”, em 2015. O estudo será apresentado no próximo IED Parla, que acontecerá no dia 1º de dezembro, às 19h30. As coordenadoras do curso Pesquisa de Tendências, Flávia Mendonça e Aline Monçores, serão as mediadoras deste Parla. Elas irão apresentar questões relacionadas à pesquisa de tendências na execução da pesquisa da Marcia Tibau e introduzir para a audiência o processo ensinado no curso.
O atual projeto teve como ponto de partida uma etnografia com 24 mulheres e 1.500 entrevistas em cinco capitais brasileiras e reflete a importância do GNT estar em sintonia com as movimentações da mulher. A pesquisa une o campo e a literatura que ajudou a entender de forma mais profunda o que vimos e ouvimos. O resultado são reflexões sobre o espaço que a mulher ocupa na sociedade atual e outros caminhos que ela está começando a trilhar.
“O estudo destaca a colaboração histórica entre as mulheres na maior parte da sua evolução, contradizendo a tão falada rivalidade feminina”, comenta Daniela Mignani, diretora do Canal GNT.
“Além disso, ele também revela os questionamentos das mulheres e, sempre que há um questionamento, uma jornada de autoconhecimento se inicia dentro delas, cada uma no seu tempo. Sem perceber, as mulheres acabam por desconstruir o lugar comum para onde sempre foram empurradas. Agora elas estão diante de um enorme desafio: reconstruir seus lugares, seus papéis e sua maneira de ser”, afirma Mariana Novaes, gerente de marketing.
“Colaborativas” tem argumento e texto da VOX (we study people) e consultoria da Troiano Branding. Os destaques do novo estudo estão em um vídeo, com roteiro de Eduardo Biz e Lena Maciel, e produção da Casa Violeta. Esse vídeo e o conteúdo completo estão disponíveis na página exclusiva gnt.com.br/estudos. Além do material do “Colaborativas”, o site concentra os demais estudos sobre o universo feminino realizados pelo canal.
Conheça a palestrante
Marcia Tibau é formada em Economia com especialização em pesquisa de mercado e opinião pública, Marcia Tibau é atualmente coordenadora de Inteligência de Mercado do GNT e +Globosat. Começou na Globosat em 2007 trabalhando na área corporativa de Inteligência e desde 2010 lidera a área de Inteligência do GNT e +Globosat.
Precisa fazer um link com o curso pesquisa de tendências, as coordenadoras Flavia e Aline serão as mediadoras. Elas me mandaram um e-mail falando isso:
Como mediadoras, pretendemos participar apresentando questões relacionadas à pesquisa de tendências na execução da pesquisa (levantando a bola para a GNT dar o seu relato). Além de introduzir para a audiência o nosso processo.
Segue bio das meninas para colocar no site além da bio da Marcia Tibau:
Flávia Mendonça é jornalista e graduada em Moda. Trabalha há dez anos na área e é especializada em assuntos relacionados a brande content, moda, design, comportamento de consumo, tendências e roteiro de viagens. Colaborou com empresas de pesquisa de tendências como o WGSN, Trend Büero e hoje atua na Stylus.
Aline Monçores é doutora e mestre em Design pela PUC-Rio, especialista em Marketing de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e bacharel em Moda pela Veiga de Almeida. Tem experiência na área de Desenho Industrial, atuando com os seguintes temas: moda, planejamento, comportamento, consumo, prospecção e cultura. Foi docente e pesquisadora do Núcleo de Cenários Futuros da PUC-RJ e hoje é coordenadora geral do curso de graduação em Moda da UVA-RJ. Desenvolve pesquisas com foco no estudo de tendências e prospecção.
IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000
IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882