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IED Parla | Chá de Tendências 2ª edição

12 de maio de 2017

O nosso Chá de Tendências voltou! Em sua segunda edição, o evento vai contar com a presença de duas alunas da primeira turma do curso Pesquisa de Tendências: Clariza Rosa, que analisa as tendências de comportamento dos negros dentro da religião cristã, e Ellen Galan, que estuda a nova composição da figura masculina no séc. XXI.

Para comentar os trabalhos de Ellen e Clariza, vamos receber Thierry Coutinho, doutor em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Design, cujo trabalho aborda a representação da masculinidade na moda; e a antropóloga Rita Gonçalo, autora da tese de mestrado em Comunicação pela PUC-Rio, “Qual é o dress code? Moral e juízo estético no vestir feminino evangélico”, indicado ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2017.

Além dos nossos queridos convidados, contaremos com a presença das coordenadoras do curso Pesquisa de Tendências, Aline Monçores e Flávia Mendonça.

Curtiu? Então vem! Teremos 100 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. Faça sua pré-inscrição e agilize seu checkin: http://iedr.io/cha-tendencias-cadastro 😉

Sobre as alunas:

Clariza Rosa
Militante negra, cristã desde sempre e empreendedora. Nascida e criada na favela e hoje uma das sócias da Jacaré Moda, negócio social que olha pra periferia como potência criativa. Formada em Comunicação Social pela PUC Rio, Clariza trabalha e vive abrindo caminhos para que novas conexões aconteçam.

Resumo da pesquisa: e se um dia a gente acordasse e visse nas igrejas cristãs evangélicas símbolos vivos da luta contra o racismo? E se um dia nossa referência de fé fosse África e não mais Europa? O que a igreja tem a ver com isso? Talvez você não saiba, mas muitos jovens militantes ativos são cristãos. Como eles expressam essa fé e o que a negritude tem a ver com isso é a proposta da pesquisa.

Ellen Galan
Designer de moda de formação com especialização em produto e comunicação. Há oito anos na estrada, foi de ponta a ponta na área, passou por agência de marketing de moda, trabalhou com Von Dutch, Penalty e New Era, entre outras experiências profissionais que abriram janelinhas para uma visão 360°.

Resumo da pesquisa: O que é ser homem nos tempos atuais? A partir deste questionamento, Ellen analisa a tendência Unboxing, uma nova geração de homens que saem da caixa onde habitam velhos paradigmas e ventilam novas premissas de masculinidades e possibilidades de crescimento para todos.

Sobre os convidados:

Rita Gonçalo
Antropóloga, doutoranda em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ, mestra em Comunicação Social pela PUC-Rio. Suas pesquisas investigam sobre a ética/estética do gênero feminino no protestantismo e os desdobramentos dessa relação em contextos urbanos. Autora do trabalho “Qual é o dress code? Moral e juízo estético no vestir feminino evangélico”, indicado ao Prêmio Compós de Teses e Dissertações 2017.

Thierry Coutinho
Doutorando em Comunicação Social pela PUC-Rio e Mestre em Design, teve seu primeiro contato com as “masculinidades” na graduação em Design de Moda, onde nasceu a pesquisa “Que homem é esse?!”. Atualmente, estuda as representações do “novo homem” da moda através da mídia.

 


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