IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Parla: Índice de Bem-Estar Urbano – Uma Proposta Inovadora para a Compreensão das Desigualdades

7 de maio de 2019

Dia 23 de maio o IED Rio te convida para mais um encontro no IED Parla |  Índice de Bem-Estar Urbano – Uma Proposta Inovadora para a Compreensão das Desigualdades.

Você já ouviu falar do “Índice de Bem-estar Urbano”?

O INCT Observatório das Metrópoles lançou, em agosto de 2013, o livro “Índice de Bem-estar Urbano – IBEU” com o propósito de oferecer a atores governamentais, universidades, movimentos sociais e sociedade civil em geral um novo instrumento para avaliação e formulação de políticas urbanas para o país. Com o lançamento, o instituto deu início também à campanha “Pelo bem-estar urbano” convidando a sociedade brasileira a escolher a ótica pela qual a Cidade deve ser tratada. Se pela lógica do mercado ou da cidadania?

O IBEU procura avaliar a dimensão urbana do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros promovido pelo mercado, via o consumo mercantil, e pelos serviços sociais prestados pelo Estado. Por meio do índice é possível analisar indicadores de mobilidade urbana; condições ambientais; condições habitacionais; atendimento de serviços coletivos; infraestrutura para os 15 grandes aglomerados urbanos que o INCT Observatório das Metrópoles identificou em outros estudos como as metrópoles brasileiras, por exercerem funções de direção, comando e coordenação dos fluxos econômicos.

Ficou interessado no assunto? Então aproveite a oportunidade e venha trocar com a gente.

O evento é gratuito e estão todos convidados.

Inscreva-se: https://iedr.io/ied-parla-ibeu

Sobre o palestrante:

Marcelo Gomes Ribeiro é professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Economista, Mestre em Sociologia e Doutor em Planejamento Urbano e Regional. É Coordenador e Pesquisador do Núcleo Rio de Janeiro do INCT Observatório das Metrópoles. Desenvolve pesquisas sobre Economia Urbano-Regional, Desigualdades Urbanas, Segregação Residencial e Estrutura e Estratificação Social.     


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.