IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Rio em parceria com a Casa Firjan

20 de fevereiro de 2019

O IED Rio finalizou na sexta feira, dia 15, o curso de Design Thinking & Innovation com Digital Manufacturing para a Universidad Externado de Colombia.

O curso possuiu como um dos principais objetivos, contextualizar a realidade atual do mercado global, para uma classe de colombianos formada, em sua maioria, por administradores e engenheiros industriais. Apresentar toda a transformação em curso que a Revolução Digital vem propiciando, com novos modelos de negócios em todos os campos da Nova Economia, da indústria ao serviço. Transformações que colocam o design estratégico, e a criatividade, como peça chave para se obter sucesso na busca de soluções para os problemas diários que nossa sociedade vem enfrentando.

Durante os 5 dias de imersão no tema proposto, os alunos foram desafiados a trabalhar e desenvolver soluções  através da metodologia Design Thinking que impactem na redução de lixos e resíduos gerados, no dia a dia da cidade. Projetos que, dentro das possibilidades, foram relacionados e/ou implementados através da Fabricação Digital (ou Digital Manufacturing).

O curso contou com a parceria da Casa Firjan, importante representante do segundo setor e que está tão atento e participativo, como o IED, nessas transformações em curso.

Os alunos do Externado de Colombia tiveram a oportunidade de vivenciar o FabLab da Casa Firjan durante dois dias inteiros, com o primeiro dedicado ao conhecimento teórico e introdutório sobre Fabricação Digital, e o segundo dedicado ao desenvolvimento e prototipagem das ideias e projetos gerados, em contato direto com processos e máquinas que representam estas tecnologias avançadas de produção. Estes dois dias foram desenvolvidos e facilitados pela Equipe do Laboratório de Inovação da Casa Firjan, em parceria com a equipe do IED Rio.

O resultado de todo este processo foi apresentado na sexta-feira para uma banca composta por Marco Zanini, Christian Ullmann e Pedro Braga.

Experiência, refinamento de alternativas, produção de modelos, desenvolvimento de arquivos digitais e networking internacional fazem parte do percurso realizado pelos alunos, reconhecido hoje com o diploma de conclusão do curso. Parabéns!

 

#UExternado #IEDRio #IEDinCompany #CasaFirjan


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.