IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Rio | Nova Sede

14 de abril de 2022

Casa D’Italia é agora o novo endereço do IED carioca.

Da Urca para o centro do Rio de Janeiro, seguimos à beira mar, na Av. Presidente Antônio Carlos, edifício da década de 1930, que abriga também o Consulado-Geral da Itália e o Istituto Italiano de Cultura.

O projeto, iniciado em meados de setembro, marca uma nova fase do IED na cidade, uma região escolhida pela sua vocação cultural, com o Parque do Flamengo, o Museu de Arte Moderna, a Biblioteca Nacional e tantos outros centros culturais e museus a poucos passos da escola.

O espaço interno reflete a irreverência cultural local e a inovação em design – marca registrada do IED – com uma área total de 670 m2, que se divide em lounge de convivência, laboratórios de informática MAC e PCs, laboratório de moda, protótipo e biblioteca, além de sala multidisciplinar com pé-direito de 7,5m de altura.

Um pouco italiana e um pouco carioca, a sede tem projeto arquitetônico de Carlotta Pinna e gerenciamento do também arquiteto Francisco Viniegra.

O projeto de design de interiores ficou por conta do Escritório UHMA e tem mobiliário exclusivo do Studio Pedro Leal, com autoria dos nossos ex-alunos Pedro Leal e Marcos Carvalho. Os espaços contam ainda com grafites do nosso professor Rafo Castro e Bruno Bogossian.

A criação do Lighting Design é de Diana Joels, coordenadora do curso de mesmo nome e professora da disciplina no One Year de Design de Interiores.

O novo IED Rio é a síntese do ‘esforço individual pensado para o bem comum‘. Uma nova escola que se constrói acreditando na força motriz de equipe, somando o trabalho de alunos, professores, colaboradores e entusiastas do nosso design.

“Ver e ouvir o UAU que saiu da boca de todas as pessoas que puderam participar deste primeiro encontro, foi espetacular e emocionante. Valeu todo o esforço e foi um presente pra mim!
Estamos juntos e prontos para receber estudantes de todo o Brasil e Mundo!
Um viva para o IED Rio, um viva para o IED São Paulo, UM VIVA PARA O IED BRASIL “
 Gianfranco Pisaneschi, Diretor do IED Brasil.

Confira as fotos de Luiza Schreier aqui!


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.