IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

IED Rio recebe primeiro encontro internacional de moda sustentável!

3 de maio de 2019

rio-ethical-fashion-no-ied-rio

 

Idealizado por Yamê Reis, Rio Ethical Fashion (REF) reunirá grandes nomes da indústria mundial entre os dias 6 e 8 de junho!

Na semana do Meio Ambiente, o Rio de Janeiro vai se transformar em uma verdadeira vitrine para a moda sustentável produzida no Brasil e no mundo. Idealizado pela diretora criativa Yamê Reis, o Rio Ethical Fashion (REF) – que conta com o apoio do Instituto C&A, apoio estratégico do Instituto-E, idealizado e presidido por Oskar Metsavaht, e consultoria de marketing sustentável de Lilly Clark –, acontece nos dias 6, 7 e 8 de junho. O evento ocupará dois diferentes locais da cidade, reunindo nomes reconhecidos internacionalmente na indústria para debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira.

A atividade central será realizada no dia 7 de junho, no teatro do Oi Casa Grande. Com capacidade para 850 pessoas, a conferência será composta por 14 painéis que apresentam cases de sucesso e colocam em pauta temas como “Desafios da sustentabilidade no Brasil”, “Ética e o novo luxo”, “Design e economia circular”, “Novos modelos de criação, produção e consumo” e outros. Os ingressos estão à venda por meio do site do evento: https://www.rioethicalfashion.com/.

Entre os palestrantes estão expoentes da moda sustentável no mundo como Simone Cipriani – criador do Ethical Fashion Initiative -, Oskar Metsavaht – que há mais de 20 anos conceituou o projeto ‘e-fabrics”, tendo a Osklen como um dos mais fecundos laboratórios em desenvolvimento sustentável da moda nacional e internacional -, François Morrilion – fundador da VERT, marca de tênis sustentável –,  Marieke Eyskoot – uma das principais especialistas em sustentabilidade da Holanda – e Alfredo Orobio, co-fundador da AWAYTOMARS, além da ambientalista brasileira Bia Saldanha.

Encontros acadêmicos e para o mercado

 O dia anterior à conferência, 6 de junho, será marcado pelo encontro “Moda e Academia – Ética e Inovação”, voltado exclusivamente para educadores de todo o país. A reunião será realizada no IED Rio e promoverá o debate sobre os novos conteúdos e desafios do ensino da moda no Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público, com lotação limitada por ordem de chegada. No mesmo dia será realizado um Swap Market, uma feira de trocas de roupas aberta ao público e com capacidade para 100 pessoas. O evento será comandado pelo americano Patrick Duffy, fundador da Global Fashion Exchange, uma plataforma internacional que promove a sustentabilidade na indústria da moda.

Aproveitando a presença dos profissionais na cidade, no dia 8 de junho acontece o “Agenda Moda Brasil – Living Lab”. O evento realizado no IED Rio tem como objetivo reunir um grupo interdisciplinar composto por empresas de moda, instituições, entidades públicas, ativistas, acadêmicos e empreendedores que trabalhem juntos na criação de um documento que busque soluções, serviços e novos modelos de negócio, para trazer inovação para o mercado. O evento tem lotação limitada e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável à indústria da moda é o grande desafio de toda a cadeia produtiva para os próximos anos, considerando que 2030 é o ano limite para a implantação de medidas sustentáveis em todas as empresas do planeta. “A moda está vivendo um esgotamento do modelo de superprodução e consumo, e isso está sendo pensado pelos profissionais da indústria no mundo todo. O REF pretende colocar o Brasil nessa discussão através da troca de experiências inovadoras, mostrando a força da nossa indústria que é uma das maiores do mundo, e compartilhando nossas ações para a construção de uma moda responsável e limpa”, afirma Yamê Reis.

Impacto da moda no mundo

O Rio de Janeiro sempre foi palco de grandes discussões ambientais. Na cidade aconteceram a Eco-92, a maior conferência sobre o tema já realizada no planeta, e a

Rio+20, que deu continuidade a essa agenda. Agora, o Rio Ethical Fashion traz à tona a discussão sobre a sustentabilidade na moda. O encontro acontece no momento em que as Nações Unidas pretendem assumir um papel de liderança no assunto, por meio da criação da Alliance for Sustainable Fashion (Aliança para a Moda Sustentável) – que tem o objetivo de disseminar boas práticas da indústria. O setor gera cerca de 2,4 bilhões de euros em negócios e emprega cerca de 75 milhões de pessoas em todo o mundo, mas é origem de 20% das águas residuais mundiais e participa na liberação de mais de 500 mil toneladas de microfibras de plástico nos oceanos a cada ano. As atividades cumulativas do ramo produzem entre 8% e 10% da totalidade das emissões de carbono do planeta.

Programação do Rio Ethical Fashion

Dia 06/06 (quinta-feira):

Das 10h às 14h, no IED Rio: Moda e Academia – Ética e inovação | Atividade para educadores de moda.

Inscreva-se para assistir a transmissão ao vivo: https://iedr.io/ref-ao-vivo-dia6  Vagas sujeitas à lotação.

Das 16h às 19h, no terraço do IED Rio: Clothing Swap by Global Fashion Exchange (feira de trocas);

 

Dia 07/07 (sexta-feira):

Das 9h às 17h, no Oi Casa Grande: Fórum Internacional Rio Ethical Fashion (compra de ingressos pelo site https://www.rioethicalfashion.com/);

A partir das 18h, na Livraria da Travessa do Leblon: Noite de autógrafos do livro “This is a Good Guide – for sustainable life”, da autora holandesa convidada do evento, Marieke Eyskoot;

 

Dia 08/06 (sábado):

Das 10h às 14h, local a confirmar: Agenda Moda Brasil – Living Lab | Atividade exclusiva para agentes da indústria.

Inscreva-se para transmissão ao vivo: https://iedr.io/ref-ao-vivo-dia8 . Vagas sujeitas à lotação.

____________________________________________________________________


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.