4 de setembro de 2017
O 4to IEDTalks oferecido pelo Instituto Europeu de Design -IED Sao Paulo em parceria com o Shopping Iguatemi contou com os insights de Fabiano Mazzei, jornalista e consultor especializado no mercado de luxo global.
Ao falar de luxo, se fala de dinheiro, e consequentemente de economia, por isso, aspectos como o PIB Mundial (o Brasil está no lugar número 14).
“Como reflexo direto no setor, o consumo de luxo no Brasil caiu entre 3% e 4% no ano passado. A partir disso, muitas das marcas que aqui desembarcaram nos anos de bonanza já fecharam suas lojas e estão deixando o País. Números não oficiais apontam para mais de 20 marcas que saíram do mercado brasileiro nos últimos dois anos. De positivo, a crise brasileira teria feito o consumo interno de luxury goods aumentar, em face a um dólar caro e a retenção de investimentos mais ousados fora do País…O número de famílias de alta renda estaria em expansão: em 2016, seriam cerca de 280 mil domicílios com faturamento maior do que US$ 300 mil por ano – um crescimento de 3% em relação a quantidade verificada doze meses antes.”
“No passado, luxo era algo comprado ou experimentado por pessoas extraordinárias de um modo ordinário. Hoje, o luxo é algo comprado ou experimentado de modo extraordinário por pessoas ordinárias.”
Fabiano Mazzei
Mazzei apresentou uma análise do cenário atual revelando, por meio de números e informações do segmento, as tendências de consumo e os mercados mais emergentes.
Adivinhem quais são os segmentos em alta? – Em primeiro lugar está a gastronomia e as bebidas finas, no segundo os automóveis e no terceiro a hospitalidade.
“As pessoas estão investindo em emoções, em experiências e não somente em objetos ou serviços.”
Fabiano Mazzei
Fabiano Mazzei é jornalista, com mais de 20 anos de experiência na profissão. Com foco nas mídias impressas e digitais, já atuou em alguns dos principais títulos de circulação nacional, dentre eles as revistas Época e Istoé Dinheiro. Na última década, tem se especializado na cobertura do mercado de luxo – seja pelo viés do lifestyle, seja pelo aspecto econômico. Em 2014, o jornalista passou a empreender também e abriu sua própria agência de conteúdo, a Luxury Content. No ano seguinte, lançou na internet o primeiro portal de notícias do Brasil sobre os negócios e a indústria do segmento: o Business Luxo.
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