IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Imersão no Mundo do Design – OpenDay

2 de outubro de 2017

 

O IED, com mais de 50 anos no mundo da educação, realiza Open Days em todas as suas 11 sedes. Na 4a edição brasileira os interessados em ingressar à graduação, pós-graduação e extensão tiveram acesso a diversos conteúdos e a troca experiências com profissionais das mais variadas vertentes do Design.

 

Neste sábado, dia 30 de setembro, o IED São Paulo abriu suas portas para mostrar quem são os professores, quais são as possibilidades e algumas das potenciais carreiras dentro do universo do design, assim como também o espírito que inspira a única faculdade totalmente voltada para o Design no Brasil. O evento contou com várias atrações, espalhadas por alguns ambientes da faculdade, incluindo um food truck estacionado na entrada, a exposição “Vertical” assinada pelo artista plástico, Hermes Santos, e exposição dos projetos de TCC dos alunos de Design Gráfico e Digital, Design de Moda e Design de Produtos e Serviços.

 

 

Juliana Lopes, (FFW, Harper’s Bazaar, Elle), professora de Design de Moda, falou sobre a importância de ter uma identidade, de enxergar moda onde ela ainda não existe, enriquecer o repertório, e responsabilidade social. Outro aspecto relevante foi a empatia – o que o Brasil precisa? Qual é o meu segmento? O que é exótico? Por exemplo, alguns aspectos exóticos de uma Tribo da Nova Guiné, são normais para eles, e isso pode ser estranho para nós, e o que é normal para nós, pode ser estranho para eles – é preciso quebrar conceitos, pois são muito relativos.

“Somos todos empresas de nós mesmos.”

Juliana Lopes

 

Rafael Toledo, professor de Design de Produtos e Serviços e Design de Interiores (Tok&Stok, Natura, Samsung, Fila, Kellogg’s), falou sobre os temas principais do curso e apresentou alguns projetos dos alunos, que foram reconhecidos internacionalmente.

“Precisamos conhecer o passado para poder projetar o futuro.”

Rafael Toledo

 

O carismático designer e ilustrador, Everson Nazari,  a.k.a. Indio San, professor de Design Gráfico e Digital, apresentou seu vasto repertório gráfico, proveniente das diferentes abordagens e clientes do estúdio dele, que trabalha com as principais editoras ( Globo, Abril, CondeNast’, Spring, Moderna, Vice, etc), agências (AlmapBbdo, JWT, FCB, Escala, FNazca, Ginga etc), produtoras (Piloto, Santa, Finish, Black Maria, Dínamo) e Canais de tv ( MTV, HBO Latina, RBS, Fox Latina, tv cultura, Band e Discovery Kids).

“Todo mundo respira design aqui dentro (IED São Paulo) e fala a mesma língua.”

Indio San

Em algumas salas de aula e laboratórios, os convidados mergulharam no mundo do design através de workshops. Foi uma ótima oportunidade para conhecer de perto o campus do IED São Paulo e experimentar como é ser um designer.


Irina Gatsalova
Irina Gatsalova estudou arquitetura de interiores na Universidad San Francisco de Quito, moda na Faap e Hotelaria na Anhembi Morumbi. Seu histórico profissional inclui tradução e redação na Sputnik Brasil, parte da agência de notícias Russia Today em Moscou, Rússia, e organização de vernissages em galerias de arte. Com vivência internacional em Moscou, Quito, Madrid e Roma, possui experiência nas áreas de vendas ligadas à arte e design, relações públicas, tradução, e social media marketing. Atualmente, se dedica à content hunting no IED São Paulo e é artista visual no www.irinagatsalova.com.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.