IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Istituto Europeo di Design anuncia transformações com nova direção geral em São Paulo

13 de novembro de 2019


Referência de ensino em design, moda e inteligências criativas, o IED São Paulo inicia fase sob nova direção e mostra estar atento ao futuro do ensino e do mercado


Há mais de 20 anos atuando na gestão comercial de instituições financeiras e de ensino superior, como Anima, Kroton e FAAP, Gianfranco Pisaneschi é anunciado novo diretor geral do Istituto Europeo di Design em São Paulo, trazendo como pontos principais de sua gestão o objetivo de expansão do IED e a manutenção da excelência na educação em design nos cursos de graduação e educação continuada.

Como única faculdade internacional totalmente dedicada ao design no Brasil, atuando em educação, pesquisa e ação em design, moda e comunicação, Gianfranco relembra: “não há no mercado outra instituição de ensino superior tão específica e ao mesmo tempo tão abrangente como o IED”, e destaca a obrigação da faculdade de entregar ao aluno uma experiência modificadora a partir do design — disciplina criativa em ascensão nos setores de inteligência, tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Enxergando as mudanças expressivas que a sociedade tem passado, como o avanço da era digital, o novo perfil do estudante e do consumidor, as profissões do futuro e necessidades do mercado, o diretor da sede paulista ressalta a influência que essas questões precisam desempenhar sobre os métodos de ensino-aprendizagem e sobre as funções políticas, gerenciais, acadêmicas e institucionais da instituição de ensino e do professor, tendo como foco o aluno e sua jornada.

Dos desafios dessa gestão, ele aponta o design organizacional como prioridade no sentido de transformar a escola em uma instituição mais ágil e com visão exponencial, melhorando o percurso dos alunos e docentes que fazem parte dessa rede em uma experiência cada vez mais imersiva no design e em suas disciplinas e investindo na expansão da sede ao longo de 2020, com novos espaços colaborativos, laboratórios e salas de aula.

Sua chegada marca também o início de uma nova fase do IED São Paulo — o IED MAIS —, resultante de uma aproximação cada vez maior com os princípios que motivam e caracterizam o Istituto Europeo di Design, seja no Brasil, na Espanha ou na Itália, como referência em design e inteligências criativas.

Sob sua gestão e com o IED MAIS, a faculdade demonstra estar atenta ao futuro do ensino e do mercado. A partir de 2020, por exemplo, os cursos de graduação incorporam novos conteúdos em seus quatro anos de duração, oferecendo aos alunos a oportunidade de se aprofundar em diferentes áreas do design e conhecer as múltiplas possibilidades de atuação que ele permite, agora para além do convencional e instigando a interdisciplinaridade e a integração entre cursos, semestres e pessoas para a geração de propostas plurais e em sintonia com as necessidades de um mundo diverso e conectado.

Outros pontos de destaque, e que integram a experiência na faculdade da realidade do mercado, são a autonomia e a flexibilidade com que esses alunos participam de sua trajetória acadêmica, com oportunidades de engajar em projetos com empresas, workshops, desafios e disciplinas optativas, desenhando seus próprios percursos e sendo protagonistas de seus próprios futuros.

Nesse novo momento, “o objetivo é proporcionar condições adequadas e competências técnicas e comportamentais para que este aluno se destaque no mercado de trabalho”, afirma Gianfranco, “essa proximidade entre o mercado e a academia é o segredo do sucesso em qualquer sociedade desenvolvida. Nossa proposta entrega ao mercado um profissional crítico e protagonista da transformação que tanto queremos, e é isso que vamos buscar”.

Foto: Sarah Ferreira


Amanda Obara
Tradutora e Intérprete por formação, adquiriu experiência em textos de diversos segmentos trabalhando com negócios internacionais. Nos últimos dois anos, tem se dedicado à produção e colaboração artística e, atualmente, atua na redação do IED São Paulo.

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.