IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Levi’s celebra o feminino com projeto I Shape my World

21 de março de 2019

Evento ocupa o IED RIO, com arte, shows e bate-papo com mulheres de várias gerações

Para celebrar o feminino, no mês delas, a Levi’s arma um encontro, sábado, 23 de março, no IED Rio. Batizado de Levi’s I Shape my World, o evento tem como objetivo buscar entender como mulheres de várias gerações dão forma ao mundo e servem como referência para as mais jovens. Por isso, contará com um bate-papo entre representantes femininas de três faixas-etárias: de 20 a 30 anos, de 30 a 40 e de mais de 45 anos.

Coordenadora do curso Saperfare em Design de Moda, Yamê Reis será a mediadora do painel de discussão. A executiva de moda, formada em ciências sociais, conversará com Bela Reis, Rafa Mon, Joana Couto, Raíssa Campos, Luana Genot e Paula Costa. Autoestima, inclusão, igualdade, liberdade de expressão e outros temas inerentes ao feminismo e às causas defendidas pela Levi’s serão abordados.

“O I Shape my World é um projeto global que chega ao Brasil para celebrar as histórias inspiradoras de mulheres inspiradoras. Ele foi lançado com a criação dos mini documentários que relatam as lutas e conquistas de Odara Dèlé e Monique Evelle. No Rio, o projeto ganhou formato de bate-papo, para que diferentes gerações femininas dividam suas trajetórias e experiências. O objetivo é mostrar quais os desafios e lutas das mulheres do amanhã”, explica Marina Kadooka, gerente da Levi’s Brasil.

A arte permeará a celebração do início ao fim. Assinada pelo coletivo Cria, a cenografia será composta também por uma instalação/ exposição de obras da artista multimídia Paula Costa,
feitas de imagens bordadas com frases das mulheres retratadas, que são as mesmas do batepapo. A mostra fica até 28 de março, no IED Rio. Haverá ainda uma vídeo arte, também assinada por Paula, além da live painting da artista visual Rafa Mon.

A combinação entre jeans e música, que é parte da identidade da Levi’s, não poderia estar de fora da festa. Além do DJ set de Tamy Reis, teremos shows da cantora, compositora e instrumentista Mariana Volker e da banda Flerte, que fecha a noite com canções autorais e clássicos internacionais e da MPB repaginados.

LEVI’S I SHAPE MY WORLD
Sábado, 23 de março, das 17h às 21h
Evento aberto ao público, mediante à lotação da casa
Programação:
17h- Live Painting, com Rafa Mon
18h- Show de Mariana Volker
18h30- Bate-Papo
Mediação: Yamê Reis
Convidadas: Bela Reis, Rafa Mon, Joana Couto, Raíssa Campos, Luana Genot e Paula Costa
20h- Show da banda Flerte

Conheça os participantes do bate-papo:

Yamê Reis
Coordenadora do curso de Design de Moda, no IED Rio, Yamê Reis é fundadora da consultoria Moda Verde, que usa as premissas da sustentabilidade para dar suporte estratégico a marcas e coleções. O objetivo do trabalho da executiva de moda é colaborar com empresas que desejam contribuir de forma positiva para a construção de uma moda socialmente responsável e com baixo impacto ambiental. Formada em ciências sociais, Yamê já esteve à frente do departamento de estilo de diversas marcas.

Bela Reis
Bela Reis é jornalista e uma das vozes mais expressivas de sua geração. Militante de causas antirracistas e feministas, a jovem de 23 anos aborda variadas questões relativas às mulheres e à negritude, em seu canal no Youtube e em seu perfil no Instagram, @belareis. Temas como procedimentos estéticos femininos que causam sofrimento e intolerância às religiões de matriz africana estão entre os assuntos tratados por Bela.

Raíssa Campos
Youtuber e designer de moda, Raíssa Campos é um dos nomes mais influentes da Baixada Fluminense. Baseada em sua jornada pessoal, a jovem de 22 anos usa os seus canais de comunicação para abordar temas relacionados à autoestima. Um exemplo é seu Instagram, @itbaixada.

Joana Couto
Carioca, de 28 anos, a trans Joana Couto é modelo e artista plástica. Um de seus trabalhos, a intervenção Equilíbrio é Controle?, à mostra no Castelinho do Flamengo, causou bastante
repercussão por conta de fotos de nudez. Ela também participou do filme Missão Cupido, dirigido por Rodrigo Bittencourt.

Paula Costa
Conhecida por sua arte viva, que inspira uma reflexão sobre o tempo e a finitude, Paula Costa é um expoente da nova geração de artistas multimídia. Seus bordados em flores e folhas, esculturas orgânicas e colagens revelam uma forte conexão com o feminino. Ela já esteve no Rio, com a exposição Transborda, em São Paulo, com Ephemera, e em Miami, com Dance. Atualmente, as obras de Paula estão à mostra na galeria virtual Alpha, de Nova Iorque.

Rafa Mon
A artista visual Rafa Monteiro, conhecida como Rafa Mon, é consagrada por seus desenhos e pinturas ultra coloridos, de viés politizado. Ela já pintou diversos murais em ações de combate à homofobia. Rafa é dona de um estilo marcante e suas obras podem ser vistas em vários pontos do Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos estão as estampas para marcas de moda e um enorme painel, na lateral de um prédio na orla de Botafogo, com 36 metros de altura.

Luana Genot
Fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Luana Genot é referência em igualdade racial. Acaba de lançar o livro Sim à Igualdade Racial – Raça e Mercado de Trabalho, pela editora
Pallas. Ela atua como palestrante e gestora de projetos sobre etnia, equidade de gênero e empreendedorismo no Brasil, Estados Unidos e França. Luana tem experiência em redação publicitária e em marketing de estratégia de desenvolvimento de campanhas para produtos de moda e beleza.


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.