IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Marca de ex-alunos de Design Mobiliário estreia na IDA 2016 com estande próprio

14 de outubro de 2016

Mauricio Atie e Luciana Duque se conheceram no IED e hoje têm uma empresa juntos

Ele é formado em Engenharia Civil. Ela, em Direito. E foi no IED Rio, no curso Design de Mobiliário, que Mauricio Atie e Luciana Duque se conheceram. Participaram do mesmo grupo na realização de um projeto para o curso, e atualmente, já formados, trabalham juntos na OBJ, marca que expôs seus produtos em um estande próprio na última IDA, feira de design integrada à ArtRio.

Luciana já trabalhava com mobiliário fazendo projetos para a loja do marido, mas era autodidata. “Fazia sem critério, sem saber”, explica. “Foi quando soube do curso do IED, me interessei e resolvi fazer”. Já Mauricio, trabalhava como engenheiro civil, e se interessava por marcenaria, ele tinha um projeto de fazer com as próprias mãos os móveis para sua casa, quando a ex-namorada que estudava no IED soube e indicou o curso Design de Mobiliário, logo ele entrou para a primeira turma do curso, junto com Luciana.

Luciana se formou e não perdeu tempo, lançou a sua própria marca em janeiro de 2016, desenhando os móveis da OBJ. Ainda no início do ano, convidou Maurício para expor no estande da IDA o projeto da mesa de sinuca que ele já tinha compartilhado com ela durante o curso. “Ele não sabe, mas foi uma isca para ele entrar na empresa”, disse Luciana. Brincadeira ou não, a tática funcionou: no primeiro dia da feira, Mauricio anunciou que faria parte da OBJ. “Eu já era meio consultor da empresa”, disse, rindo. Mauricio estava com planos de fazer mestrado na Austrália, mas desistiu, para a felicidade de Luciana, que insistia para ele ficar no Brasil. Ela explica: “Fazia falta ter um conhecimento de projeto, de estrutura, que se tem com a engenharia civil”.

“O curso Design Mobiliário foi fundamental para a criação da OBJ”, contou Luciana. Ela diz ter entrado no curso por querer “estudar o processo de criação”. “E me conhecer”, completa Mauricio. Para ele, o curso também foi decisivo: “Descobri um mundo novo. Aqui eu aprendi a buscar referências, sair do pensamento quadrado da engenharia”.


comunicacaorj

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.