IED | Istituto Europeo di Design
Você está em:

Master Profissional em Direção e Criação de Moda | Conheça o time de professores!

16 de julho de 2018

O curso Master Profissional em Direção e Criação de Moda está com um time de professores incrível.

Conheça Marina Colerato, responsável pela disciplina Moda e Sociedade:

Bacharel em Design de Moda pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, com extensão em comunicação, jornalismo e antropologia.

Depois de trabalhar dez anos em diversas áreas da indústria da moda, e a maior parte do tempo com pesquisa de tendências, Marina fundou o Modefica, plataforma de moda e sustentabilidade que atua por diversas frentes com o objetivo de construir uma moda mais sustentável, criativa e descentralizada.

Há três anos atua como pesquisadora independente multidisciplinar; é apaixonada por redesenho de sistemas, comunicação positiva para engajamento, ecologia profunda e questões de gênero.

Co-fundou a Futuramoda, agência de transformação que atua por meio dos eixos de educação, estratégia e comunicação para empresas interessadas em pensar sustentabilidade.

Professora e palestrante, já passou por escolas como Senac, Perestroika, Puc e Escola da Malha, além de diversos eventos pelo país, abordando o tema moda e sustentabilidade.

Foi escolhida como uma das 35 lideranças para participar do Lab Moda Sustentável, iniciativa encabeçada pela Organização Internacional do Trabalho, Abvtex, Abit e Instituto C&A, cujo objetivo é acelerar e fomentar a transformação da indústria de moda brasileira.

Sobre a disciplina que Marina Colerato lecionará no curso Direção e Criação de Moda:

Moda e Sociedade: Entendendo cultura do consumo e ambiente sociopolítico para traçar caminhos possíveis para o futuro da moda.

A moda não se relaciona com a sociedade apenas por meio das roupas e das imagens. Na verdade, ela está inserida dentro de um contexto político, social e econômico que molda essa indústria e garante a ela pontos de contato com a sociedade de formas diversas e, muitas vezes, nada óbvias. Se queremos entender ou criar a moda do futuro a partir do hoje, precisamos saber como chegamos até aqui e como podemos ir além. Como a cultura do consumo, a globalização e a internet se relacionam com, ou intervém na, moda? Quais os reflexos dos movimentos sociopolíticos atuais nessa indústria e será possível caminharmos para um lugar onde a moda se liberte das amarras do sistema, retome seu lugar de criatividade descentralizada e seja sustentável? Afinal, o que é sustentabilidade na moda e como pensar em sustentabilidade dentro deste contexto social? A disciplina pretende, mais do que responder essas questões, fomentar a discussão e o pensamento holístico dos alunos, para que eles possam chegar em suas próprias conclusões sobre caminhos possíveis.

Conheça Manoela Carvalho, responsável pela disciplina Moda e Cultura no curso Direção e Criação de Moda:

Manoela Carvalho tem formação em design de moda pela faculdade Atelier Chardon Savard, em Paris.

Entrou para a equipe de estilo da renomada marca de moda Balenciaga em 2010, onde foi responsável por parte das coleções de desfile durante aproximadamente cinco anos.

Quando convidada para integrar a equipe de estilo, como Head of Design, da marca contemporânea Christopher Kane, Manoela encontrou uma oportunidade de fazer parte de uma marca mais recente. Com quase três anos nessa nova experiência, Manoela gerencia a equipe de estilo e participa ativamente das atividades de Marketing, Branding, Merchandising e Comercial.  

Em 2018, Manoela cursou no London College of Fashion, o programa de sustentabilidade, Fashion and Sustentability: Understanding Luxury Fashion in a Changing World.

Moda e Cultura: sobre a disciplina que Manoela vai comandar.

A moda é uma atividade social dinâmica que se transforma rapidamente no tempo e no espaço. Ela envolve práticas de criação, produção e comunicação diversas. Neste sentido, tem uma importância significativa para a compreensão de nossos valores culturais e sociais. Reconhecer essa diversidade enriquece e valoriza o trabalho do profissional de moda.  

Através dessa disciplina, buscaremos desenvolver habilidades intelectuais e práticas que beneficiarão o aluno na sua atividade diária de criação, encorajando-o a pesquisar, explorar e desenvolver suas habilidades criativas.

Abordaremos a relação entre moda e cultura através de uma prática criativa na qual os alunos serão convidados a trabalhar sobre temas como artes plásticas e visuais, história, ciências, sexualidade, explorando conceitos como multiculturalismo, identidade política, gênero, sociedade de consumo, ética e sustentabilidade.

 

Conheça mais sobre o nosso curso Master Profissional em Direção e Criação de Moda aqui.

 


Roberta de Freitas
Comunicação e Branding

IED SÃO PAULO
Rua Maranhão, 617
Higienópolis
01240-001
+55 11 3660 8000

IED RIO
Casa d’Italia
Av. Pres. Antônio Carlos, 40 - Centro
Rio de Janeiro - RJ
+55 11 97013-0882

SÃO PAULO RIO DE JANEIRO MILANO ROMA TORINO VENEZIA FIRENZE CAGLIARI COMO BARCELONA MADRID.